Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

01- Corpo abandonado de certa altura h do solo  ---  colocando a origem da trajetória no ponto de onde ele é abandonado e orientando a trajetória para baixo, tem-se:

Tempo que a pedra demora para chegar à superfície da água do poço  ---  t=2s   --- substituindo-o em   ---  S=h=gt2/2  --

h=9,8.22/2  ---  h=19,6m  ---  R- C.

02- Leia as informações a seguir:

• Meios transparentes: nesses meios, a luz apresenta uma trajetória bem definida, ou seja, em linha reta  ---  esse meio é dificilmente encontrado, mas, temos como exemplo o vácuo e, até mesmo, a água pura e o vidro. 
• Meios opacos: No interior desses meios a luz não se propaga  ---  uma amostra disso é o fato de não conseguirmos enxergar através de paredes, mesas, portas, que são exemplos de meios opacos. Também podemos dizer que estes corpos tem transparência nula. 
• Meios translúcidos: Nestes a luz descreve uma trajetória irregular, ou seja, é espalhada pelas partículas do meio  ---  são exemplos as neblinas, a água do mar, o ar atmosférico e outros.

R- D.

03- Observe que a velocidade do carro em relação à estrada é de Ve=90km/h=90/3,6=25m/s e em relação à criança (a distância entre um ponto fixo no carro e um ponto fixo na criança não varia) é nula Vc=0  ---  Ece=m.Ve2/2=30.252/2  ---

Ece=9.375J  ---   Ecc=m.Vc2/2=30.02/2  ---  Ecc=0  ---  R- D.   

04- Ao abrir a garrafa de cerveja “bem gelada” ocorre em seu interior uma expansão adiabática (muito rápida e sem troca de calor com o meio ambiente), sendo Q=0 e, como, ΔU= Q – W  ---  ΔU= 0 – W  ---  ΔU= – W  ---  o volume do gás aumenta (trabalho positivo) fazendo com que a energia interna (ΔU) fique negativa e diminua, diminuindo assim, a pressão e a temperatura do gás e do conteúdo do interior da garrafa. 

R- E.

05- V=300.000km/s=3.105.103=3.108m/s  ---  ∆t=3,3.10-9s  ---  V=∆S/∆t  ---  3.108=∆S/3,3.10-9  ---  ∆S=0,99m  ---

R- B.

06- A função da bateria é transformar energia química em energia elétrica, mas sempre ocorrem perdas em seu interior devido à sua resistência interna  ---  o motor tem função de transformar energia elétrica em outras modalidades de energia (no caso mecânica, utilizada para girá-lo) também perdendo energia em sua resistência interna.

R- A. 

07- Pode-se definir o Segundo Princípio da Termodinâmica da seguinte maneira: “É impossível obter uma máquina térmica que, operando em ciclos, seja capaz de transformar totalmente o calor por ela recebido, que flui espontaneamente de uma fonte quente para uma fonte fria, em trabalho”

R- E.
08-
Observe na figura abaixo onde foi colocada a origem da trajetória, orientada para a direita, no ponto de partida do

jovem  ---  equação do jovem  ---  Sj=Soj + Vj.t=0 + 5.t  ---  Sj=5.t  ---  equação do pássaro  ---  Sp=Sop + Vp.t=300 - 10.t

No encontro  ---  Sj=Sp  ---  5t = 300 – 10t  ---  15t=300  ---  t=20s  ---  R- C.

09- O Eletromagnetismo estuda os fenômenos que surgem da interação entre campo elétrico e campo magnético. Hans Christian Oersted, em 1820, realizou uma experiência fundamental para o desenvolvimento do eletromagnetismo, na qual constatou que a agulha de uma bússola era defletida sob a ação de uma corrente elétrica percorrendo um fio condutor próximo à bússola. A agulha da bússola ocupa sempre uma posição perpendicular ao plano que contém o fio e o centro da agulha. As linhas de indução são circunferências concêntricas com o fio.

Suponha que esse fio condutor esteja atravessando um cartão, colocado perpendicularmente a ele.  Colocando limalha de ferro sobre o cartão, essa limalha se orientará no campo magnético segundo as linhas de força do campo.  Observa-se que a limalha de ferro se distribui segundo circunferências concêntricas, cujo centro está no próprio condutor (figura 1). Na figura 2, o fio condutor está colocado perpendicularmente à folha a esta folha de papel.

O sentido do campo depende do sentido da corrente no fio. A agulha da bússola se alinha com esse campo.

R- C.

10- Potência do ferro  ---  P=2.000W=2kW  ---  tempo de utilização  ---  ∆t=8x0,5h=4h  ---  P=W/∆t  ---  2kW=W/4h  ---  W=8kWh  ---  R- B.

 

 

 

Exercícios