Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é uma instituuição pública brasileira de ensino superior localizada no estado de São Paulo, sendo importante centro de graduação e pós-graduação no país, baseada no "tripé" Pesquisa-Ensino-Extensão.

É reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das melhores instituições de ensino superior do país dentre aquelas avaliadas, sendo que atualmente a instituição conta com 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil. Atualmente, no início de 2012, foi inserida no ranking das 500 melhores instituições universitárias do mundo, divulgado esta semana pela Universidade de Jiao Tong, na China. O ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (ARWU, sigla em inglês) é publicado anualmente. O número de professores, prêmios e artigos publicados em revistas científicas são alguns dos indicadores de qualidade avaliados. 

Campus

Atualmente a UNIFESP é composta por seis campus:

São Paulo, no bairro de Vila Clementino - com as atividades iniciadas em 1936, sendo o primeiro e maior, onde localiza-se a sede da UNIFESP (Rua Coronel Lisboa, 849), seu hospital universitário (Hospital São Paulo) e onde são atualmente ministrados os cursos de Medicina, Enfermagem, Ciências Biomédicas(modalidade médica), Fonoaudiologia e Tecnologias em Saúde com abilitação em oftalmologia, radiologia ou informática em saúde.

Baixada Santista - primeiro campus fora da cidade de São Paulo, iniciou suas atividades com cursos seqüenciais em Saúde no ano de 2004. A partir de 2006, iniciaram-se nele os cursos de graduação na área de Saúde: Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e em 2009, o curso de Serviço Social. Até então, funciona nas unidades provisórias do bairros de Vila Mathias (Unidade I), Ponta da Praia (Unidade II) e Vila Belmiro (Unidade III).. Em 2012, mais um curso é criado, Ciências do Mar.

Diadema - inaugurado em 2007 os cursos de Farmácia-Bioquímica, Ciências Biológicas (Bacharelado), Química e Engenharia Química, recebendo em 2009 os cursos de Ciências Químicas e Farmacêuticas e em 2010, o curso de Ciências Ambientais. Em processo de ampliação.

Guarulhos, inaugurando na Unifesp a pesquisa, ensino e extensão na área de Filosofia e Ciências Humanas, está localizado no bairro dos Pimentas, e foi inaugurado em 2007. No Campus Guarulhos são ministrados desde esse ano os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História (os três com habilitação em Licenciatura e Bacharelado) e Pedagogia (com habilitação em Licenciatura). A partir de 2009 o campus recebeu os novos cursos de História da Arte(Bacharelado) e Letras (Bacharelado e Licenciatura). Em processo de ampliação.

São José dos Campos, em seu prédio provisório no bairro Vila Nair, próximo ao CTA, sendo sede do curso de Ciência da Computação (Bacharelado), também inaugurado em 2007. Em 2009 teve início o curso de Matemática Computacional (Bacharelado). Em 2011 iniciou-se os cursos de Ciência e Tecnologia (Bacharelado Interdisciplinar), que dá acesso às Engenharias Biomédica e de Materiais. Seu campus definitivo está sendo construído no parque tecnológico da cidade, no distrito de Eugênio de Melo, numa área de total de 126.000 m2.

Osasco, inaugurado em 2011 em prédio provisório cedido pela FAC-FITO e pela prefeitura municipal. Abriga a EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, onde são ministrados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais.

  

01-(UNIFESP-SP-012)

Em uma manhã de calmaria, um Veículo Lançador de Satélite (VLS) é lançado verticalmente do solo e, após um período de

aceleração, ao atingir a altura de 100 m, sua velocidade linear é constante e de módulo igual a 20,0 m/s. Alguns segundos após

atingir essa altura, um de seus conjuntos de instrumentos desprende-se e move-se livremente sob ação da força gravitacional.

A figura fornece o gráfico da velocidade vertical, em m/s, do conjunto de instrumentos desprendido como função do tempo,

em segundos, medido no intervalo entre o momento em que ele atinge a altura de 100 m até o instante em que, ao retornar, toca o solo.

a) Determine a ordenada y do gráfico no instante t = 0 s e a altura em que o conjunto de instrumentos se desprende do VLS.

b) Calcule, através dos dados fornecidos pelo gráfico, a aceleração gravitacional do local e, considerando  √2 ­=1,4, determine

o instante no qual o conjunto de instrumentos toca o solo ao retornar

 

02-(UNIFESP-SP-012)

Um corpo esférico, pequeno e de massa 0,1 kg, sujeito a aceleração gravitacional de 10 m/s2, é solto na borda de uma pista que

tem a forma de uma depressão hemisférica, de atrito desprezível e de raio 20 cm, conforme apresentado na figura.

Na parte mais baixa da pista, o corpo sofre uma colisão frontal com outro corpo, idêntico e em repouso. Considerando que a colisão relatada seja totalmente inelástica, determine:

a) O módulo da velocidade dos corpos, em m/s, imediatamente após a colisão.

b) A intensidade da força de reação, em newtons, que a pista exerce sobre os corpos unidos no instante em que, após a colisão, atingem a altura máxima.

 

03-(UNIFESP-SP-012)

Uma mola de massa desprezível presa ao teto de uma sala, tem sua outra extremidade atada ao centro de uma barra metálica

homogênea e na horizontal, com 50 cm de comprimento e 500 g de massa. A barra metálica, que pode movimentar-se num

plano vertical, apresenta resistência ôhmica de 5 Ω e está ligada por fios condutores de massas desprezíveis a um gerador G

de corrente contínua, de resistência ôhmica interna de 5 Ω, apoiado sobre uma mesa horizontal. O sistema barra-mola está em

um plano perpendicular a um campo magnético B horizontal, cujas linhas de campo penetram nesse plano, conforme mostra

a figura.

Determine:

a) a força eletromotriz, em volts, produzida pelo gerador e a potência elétrica dissipada pela barra metálica, em watts.

b) a deformação, em metros, sofrida pela mola para manter o sistema barra-mola em equilíbrio mecânico. Suponha que os

fios elétricos não fiquem sujeitos a tensão mecânica, isto é, esticados.

 

04-(UNIFESP-SP-012)

Um paciente, que já apresentava problemas de miopia e astigmatismo, retornou ao oftalmologista para o ajuste das lentes de

seus óculos. A figura a seguir retrata a nova receita emitida pelo médico.

a) Caracterize a lente indicada para correção de miopia, identificando a vergência, em dioptrias, e a distância focal, em metros.

b) No diagrama I, esboce a formação da imagem para um paciente portador de miopia e, no diagrama II, a sua correção,

utilizando-se a lente apropriada.

 

05-(UNIFESP-SP-012)

Um calorímetro de capacidade térmica 10 cal/oC, contendo 500 g de água a 20 oC, é utilizado para determinação do calor

específico de uma barra de liga metálica de 200 g, a ser utilizada como fundo de panelas para cozimento. A barra é inicialmente

aquecida a 80oC e imediatamente colocada dentro do calorímetro, isolado termicamente. Considerando o calor específico da

água 1,0 cal/(goC) e que a temperatura de equilíbrio térmico atingida no calorímetro foi 30oC , determine:

a) a quantidade de calor absorvido pelo calorímetro e a quantidade de calor absorvido pela água.

b) a temperatura final e o calor específico da barra

 

 

 

Resoluções