Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) é uma universidade pública, com sede em Cáceres. A Universidade do Estado de Mato Grosso, tem sua sede na cidade de Cáceres, interior do Estado e se faz presente em dez regiões geo-educacionais de múltipla diversidade geográfica, econômica e cultural, e tem como eixo central de suas atividades as áreas de educação e meio ambiente. Seu programa de expansão foi iniciado na cidade de Sinop, em 1990, tendo em vista o fato de a cidade ser considerada município PÓLO REGIONAL e pela carência de profissionais especializados na região. Atualmente a Unemat conta com um total de onze Campi Universitários e com a perspectiva da abertura de novos cursos que lhe assegurem reconhecimento e a credibilidade na sociedade mato-grossense e entre as instituições brasileiras e internacionais.

  

    

01-(UNEMAT-MT-012)

A figura mostra um imã caindo dentro de um tubo preso a um suporte.

De acordo com o experimento, assinale a alternativa correta.

a. A velocidade do imã aumenta se o tubo for de ferro.

b. O imã cai mais rapidamente se o tubo for de plástico, ao invés de alumínio.

c. O tempo de queda do imã é o mesmo se o tubo for de ferro ou alumínio.

d. Enquanto o imã cai no interior do tubo de plástico, há uma corrente induzida no tubo.

e. O tempo de queda só depende do peso do imã, independentemente se o tubo for de plástico ou de alumínio.

 

02-(UNEMAT-MT-012)

Dois objetos tem as seguintes equações horárias: SA= 20+3t (SI) e SB=100-5t (SI). Então, a distancia inicial entre o

objeto A e B, o tempo decorrido até o encontro deles e o local de encontro são, respectivamente,

a. 80m, 20s e 0m      b. 80m, 15s e 65m      c. 80m, 10s e 50m       d. 120m, 20s e 0m       e. 120m, 15s e 65m

   

03-(UNEMAT-MT-012)

Num acidente, o velocímetro de uma motocicleta registrava a velocidade de 72 km/h no instante anterior à colisão.

Supondo que o piloto estava com a mesma velocidade que a moto no instante do acidente, isso seria equivalente a queda livre em um prédio. Se a distancia entre um piso e outro é 2,5m, de qual andar o piloto teria de cair para alcançar tal velocidade?

(Adote a aceleração da gravidade como 10m/s2)

a. 20o andar                   b. 18o andar                       c. 16o andar                     d. 10o andar             e. 8o andar

 

04-(UNEMAT-MT-012)

No passado, durante uma tempestade, as pessoas costumavam dizer que um raio havia caído distante, se o trovão

correspondente fosse ouvido muito tempo depois; ou que teria caído perto, caso acontecesse o contrario.

Do ponto de vista da Física, essa afirmação está fundamentada no fato de, no ar, a velocidade do som:

a. variar como uma função da velocidade da luz.                       b. ser muito maior que a da luz.

c. ser a mesma que a da luz.                                                       d. variar com o inverso do quadrado da distancia.

e. ser muito menor que a da luz.

 

05-(UNEMAT-MT-012)

O sistema internacional de unidades e medidas (SI) utiliza vários prefixos associados à unidade-base.

Esses prefixos indicam os múltiplos decimais que são maiores ou menores do que a unidade-base.

Marque a alternativa que contem a representação numérica dos prefixos micro, nano, deci e centi, nessa mesma ordem de apresentação.

a. 10-9; 10-12; 10-1 e 10-2         b. 106; 10-9; 10 e 102         c. 10-6; 10-12; 10-1 e 10-2         d. 10-3; 10-12; 10-1 e 10-2

e. 10-6; 10-9; 10-1 e 10-2

 

06-(UNEMAT-MT-012)

Um remador, ao bater com o remo na água de um rio, produz ondas na superfície com frequência de 4,05Hz e com as

características da figura acima.

Qual e a velocidade de afastamento do ponto que origina o abalo na água, neste caso?

a. 2,43 m/s            b. 20,0.103 m/s              c. 50,0.10-3 m/s               d. 2,50.106 m/s           e. 15,0.102 m/s

 

07-(UNEMAT-MT-012)

Na natureza existem diversas formas de radiação, ionizantes e não ionizantes. As ionizantes possuem energia capaz de ionizar células; dentre elas destacam-se os raios gama, raios-x, partículas alfa e partículas beta. As radiações não ionizantes não possuem energia suficiente para ionizar células. Dentre elas, podemos citar infravermelho, radiação

ultravioleta, micro-ondas.

Das aplicações tecnológicas abaixo, assinale aquela que corresponde ao uso de ondas mecânicas em sua finalidade.

a. Radioterapia, usada para tratamento de câncer.

b. Ultra-sonografia, bastante usada para observar o feto no útero materno.

c. Tomografia computadorizada, usada para ver os detalhes do corpo em múltiplas imagens, fatias.

d. Pantomografia, requisitada pelos ortodontistas antes de se colocar o aparelho nos dentes.

e. Bronzeamento artificial, usado nas clinicas de estética.

 

08-(UNEMAT-MT-012)

Um engenheiro elétrico deseja construir o circuito elétrico representado na figura acima, para ligar algumas lâmpadas.

Esse engenheiro dispõe de lâmpadas que apresentam impressas, no vidro do bulbo, as características (10V6W).

Se a corrente que o filamento do fusível suporta, sem se romper, é de 6A, então, quantas lâmpadas ligadas em paralelo podem ser  colocadas entre o terminal AB:

a. 2                         b. 12                          c. 10                           d. 15                               e. 5

 

09-(UNEMAT-MT-012)

Nova fibra óptica pode impulsionar o uso do laser na Medicina. Um grupo de cientistas dos Estados Unidos anunciou o desenvolvimento de uma nova classe de fibra óptica. Trata-se da primeira fibra com o interior de seleneto de zinco, um

composto amarelo claro com propriedades semicondutoras. Em artigo a ser publicado na revista Advanced Materials, segundo os pesquisadores, a nova fibra permite a manipulação mais eficiente da luz. Poderá ser usada no desenvolvimento de tecnologias de laser mais versáteis para uso em medicina ou como sensores ambientais e químicos.

Apontam, também, que tal tecnologia poderá se mostrar útil em detectores de poluentes e de toxinas e em radares ou na área médica, principalmente em cirurgias.

Adaptado de: http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/nova-fibra-optica-podeimpulsionar-uso-do-laser-na-medicina>

O guiamento da luz, ou confinamento da luz, no interior da fibra óptica é feito através da diferença de índice de refração do núcleo da fibra óptica, envolvendo principalmente o fenômeno de reflexão da luz. Levando em consideração as informações acima, assinale a alternativa correta:

a. O núcleo da fibra óptica possui índice de refração menor que o restante da fibra, portanto, atrai toda a luz guiada na fibra óptica.

b. O núcleo da fibra óptica possui índice de refração maior que o restante da fibra; desta forma, toda a luz que entra no núcleo permanece confinada no núcleo da fibra óptica, devido ao fenômeno de reflexão total interna da luz e desde que o ângulo de incidência no interior da fibra seja maior que o ângulo limite.

c. O núcleo da fibra óptica possui índice de refração menor que o restante da fibra; desta forma, toda a luz que entra no núcleo permanece confinada no núcleo da fibra óptica, devido ao fenômeno de refração total interna da luz.

d. O núcleo da fibra óptica possui índice de refração menor que o restante da fibra; desta forma, e devido aos fenômenos de refração e reflexão da luz, mantém a luz confinada em seu interior.

e. O índice de refração da fibra óptica é menor que o do ar, por isso, as informações dentro de um cabo de fibra óptica viajam a velocidades maiores que a luz.

 

10-(UNEMAT-MT-012)

Para um dado observador, dois objetos, A e B, de massas iguais, movem-se com velocidades constantes de 20 km/h e 30 km/h, respectivamente.

Para o mesmo observador, qual a razão EA/EB entre as energias cinéticas desses objetos?

a. 1/3                           b. 4/9                          c. 2/3                                 d. 3/2                              e. 9/4

 

 

 

Resoluções