Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Envolta por uma história de muitas conquistas, desde 1912 a UFPR é referência no ensino superior para o Estado e para o Brasil. 
Símbolo maior da cultura paranaense, a Universidade demonstra sua importância e excelência através dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, além de suas áreas de extensão e pesquisa. 
A responsabilidade social da universidade, enquanto instituição pública, também é valorizada em suas ações perante a comunidade paranaense.

Sede: Rua XV de Novembro, 1.299, Centro - Curitiba/PR

Campus Centro Politécnico/ Jardim Botânico: Av. Prof. Lothário Meissner, 3400 - Curitiba/PR
Campus Juvevê: Rua dos Funcionários, 1.540- Curitiba/PR
Campus Centro / Setor de Ciências da Saúde: Rua Padre Camargo, 280- Curitiba/PR
Campus Centro / Departamento de Artes: Rua Coronel Dulcídio, 638 - Batel- Curitiba/PR
Campus Centro Politécnico: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Curitiba/PR
Campus Palotina: Rua Pioneiro, 2.153 - Jardim Dallas- Palotina/PR

Setor Litoral: Avenida Jaguariaíva, 512 – Caiobá – Matinhos/PR

 

 

01-(UFPR-PR-012)

A unidade de uma grandeza física pode ser escrita como

Considerando que essa unidade foi escrita em termos das unidades fundamentais do SI, assinale a alternativa correta para o nome dessa grandeza.

a) Resistência elétrica.      b) Potencial elétrico.           c) Fluxo magnético.         d) Campo elétrico.          e) Energia elétrica.

 

02-(UFPR-PR-012)

Três blocos de massas m1, m2 e m3, respectivamente, estão unidos por cordas de massa desprezível, conforme mostrado na

figura. O sistema encontra-se em equilíbrio estático. Considere que não há atrito no movimento da roldana e que o bloco de

massa m1 está sobre uma superfície horizontal. Assinale a alternativa que apresenta corretamente (em função de m1 e m3)   

o coeficiente de atrito estático entre o bloco de massa1 e a superfície em que ele está apoiado.

 

03-(UFPR-PR-012)

Um reservatório contém um líquido de densidade ρL = 0,8 g/cm3. Flutuando em equilíbrio hidrostático nesse líquido, há um

cilindro com área da base de 400 cm2 e altura de 12 cm. Observa-se que as bases desse cilindro estão paralelas à superfície do líquido e que somente 1/4 da altura desse cilindro encontra-se acima da superfície.

Considerando g = 10 m/s2, assinale a alternativa que apresenta corretamente a densidade do material desse cilindro.

a) 0,24 g/cm3.                  b) 0,80 g/cm3.                        c) 0,48 g/cm3.                     d) 0,60 g/cm3.                       e) 0,12 g/cm3.

 

04-(UFPR-PR-012)

Um ciclista movimenta-se com sua bicicleta em linha reta a uma velocidade constante de 18 km/h. O pneu, devidamente montado

na roda, possui diâmetro igual a 70 cm. No centro da roda traseira, presa ao eixo, há uma roda dentada de diâmetro 7,0 cm. Junto ao pedal e preso ao seu eixo há outra roda dentada de diâmetro 20 cm. As duas rodas dentadas estão unidas por uma corrente, conforme mostra a figura.

Não há deslizamento entre a corrente e as rodas dentadas.

Supondo que o ciclista imprima aos pedais um movimento circular uniforme, assinale a alternativa correta para o número de voltas por minuto que ele impõe aos pedais durante esse movimento. Nesta questão, considere π = 3.

a) 0,25 rpm.              b) 2,50 rpm.                      c) 5,00 rpm.                        d) 25,0 rpm.                          e) 50,0 rpm.

 

05-(UFPR-PR-012)

Uma cerca elétrica foi instalada em um muro onde existe um buraco de forma cilíndrica e fechado na base, conforme representado

na figura. Os fios condutores da cerca elétrica estão fixos em ambas as extremidades e esticados sob uma tensão de 80 N. Cada fio tem comprimento igual a 2,0 m e massa de 0,001 kg. Certo dia, alguém tocou no fio da cerca mais próximo do muro e esse fio ficou oscilando em sua frequência fundamental. Essa situação fez com que a coluna de ar no buraco, por ressonância, vibrasse na mesma frequência do fio condutor. As paredes do buraco têm um revestimento adequado, de modo que ele age como um tubo sonoro fechado na base e aberto no topo. Considerando que a velocidade do som no ar seja de 330 m/s e que o ar no buraco oscile no modo fundamental, assinale a alternativa que apresenta corretamente a profundidade do buraco.

a) 0,525 m.                    b) 0,650 m.                       c) 0,825 m.                            d) 1,250 m.                           e) 1,500 m.

 

06-(UFPR-PR-012)

Segundo a teoria cinética, um gás é constituído por moléculas que se movimentam desordenadamente no espaço do reservatório onde o gás está armazenado. As colisões das moléculas entre si e com as paredes do reservatório são perfeitamente elásticas. Entre duas colisões sucessivas, as moléculas descrevem um MRU. A energia cinética de translação das moléculas é diretamente proporcional à temperatura do gás. Com base nessas informações, considere as seguintes afirmativas:

1. As moléculas se deslocam todas em trajetórias paralelas entre si.

2. Ao colidir com as paredes do reservatório, a energia cinética das moléculas é conservada.

3. A velocidade de deslocamento das moléculas aumenta se a temperatura do gás for aumentada.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.                                         b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.                                         d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

 

07-(UFPR-PR-012)

Um próton movimenta-se em linha reta paralelamente às linhas de força de um campo elétrico uniforme, conforme mostrado na

figura. Partindo do repouso no ponto 1 e somente sob ação da força elétrica, ele percorre uma distância de 0,6 m e passa pelo

ponto 2. Entre os pontos 1 e 2 há uma diferença de potencial ΔV igual a 32 V. Considerando a massa do próton igual a 1,6.10-27 kg e sua carga igual a 1,6.10-19 C, assinale a alternativa que apresenta corretamente a velocidade do próton ao passar pelo ponto 2.

a) 2,0.04m/s.              b) 4,0.04m/s.                c) 8,0.104m/s                     d) 1,6.105m/s.                  e) 3,2.05m/s.

 

08-(UFPR-PR-012)

Um engenheiro eletricista, ao projetar a instalação elétrica de uma edificação, deve levar em conta vários fatores, de modo a

garantir principalmente a segurança dos futuros usuários. Considerando um trecho da fiação, com determinado  comprimento, que irá alimentar um conjunto de lâmpadas, avalie as seguintes afirmativas:

1. Quanto mais fino for o fio condutor, menor será a sua resistência elétrica.

2. Quanto mais fino for o fio condutor, maior será a perda de energia em forma de calor.

3. Quanto mais fino for o fio condutor, maior será a sua resistividade.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.                                            b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.                                            d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

 

09-(UFPR-PR-012)

Um datiloscopista munido de uma lupa analisa uma impressão digital. Sua lupa é constituída por uma lente convergente com

distância focal de 10 cm. Ao utilizá-la, ele vê a imagem virtual da impressão digital aumentada de 10 vezes em relação ao

tamanho real. Com base nesses dados, assinale a alternativa correta para a distância que separa a lupa da impressão digital.

a) 9,0 cm.                 b) 20,0 cm.                           c) 10,0 cm.                           d) 15,0 cm.                                e) 5,0 cm.

 

10-(UFPR-PR-012)

Num teste de esforço físico, o movimento de um indivíduo caminhando em uma esteira foi registrado por um computador. A partir dos dados coletados, foi gerado o gráfico da distância percorrida, em metros, em função do tempo, em minutos, (figura).

De acordo com esse gráfico, considere as seguintes afirmativas:

1. A velocidade média nos primeiros 4 minutos foi de 6 km/h.

2. Durante o teste, a esteira permaneceu parada durante 2 minutos.

3. Durante o teste, a distância total percorrida foi de 1200 m.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.                                    b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.                                    d) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras

 

11-(UFPR-PR-012)

Para se calcular a intensidade luminosa L, medida em lumens, a uma profundidade de x centímetros num determinado lago, utiliza-se a lei de Beer-Lambert, dada pela seguinte fórmula:

Qual a intensidade luminosa L a uma profundidade de 12,5 cm?

a) 150 lumens.                 b) 15 lumens.                         c) 10 lumens.                    d) 1,5 lumens.                       e) 1 lúmen.

 

12-(UFPR-PR-012)

                                                               Boiar no Mar Morto: luxo sem igual

É no ponto mais baixo da Terra que a Jordânia guarda seu maior segredo: o Mar Morto. Boiar nas águas salgadas do lago formado

numa depressão, a 400 metros abaixo do nível do mar, é a experiência mais inusitada e necessária dessa jornada, mas pode estar com os anos contados. A superfície do Mar Morto tem encolhido cerca de 1 metro por ano e pode sumir completamente até 2050.

(Camila Anauate. O Estado de São Paulo. Disponível em <http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,boiar-no-mar-morto-luxo-semigual, 175377,0.htm>. Acessado em 08/08/2011)

A alta concentração salina altera uma propriedade da água pura, tornando fácil boiar no Mar Morto. Assinale a alternativa correspondente a essa alteração.

a) Aumento da tensão superficial.                           b) Aumento da densidade.                         c) Aumento da pressão de vapor.

d) Aumento da temperatura de ebulição.                e) Aumento da viscosidade.

 

 

 

Resoluções