Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Federal de Goiás é uma instituição federal de ensino e pesquisa de nível superior vinculada ao Ministério da Educação, criada em 14 de dezembro de 1960.

Hoje é uma das principais universidades do Brasil, tendo destaque no  internacional.
Campus Samambaia (Campus II – Sede): Km 12 - Saída para Nerópolis - Goiânia/GO

Campus I (Goiânia): Praça Universitária s/nº - Setor Universitário - Goiânia/GO
Catalão: Avenida Lamartine P.Avelar nº 1120, Catalão/GO. Jataí: Rua Riachuelo, Jataí/GO

Cidade de Goiás: Faculdade de Direito, Avenida Bom Pastor nº 8, Cidade de Goiás/GO.

 

01-(UFG-GO-012)

As gravuras de Escher, mostradas a seguir, apresentam situações em que imagens tridimensionais projetadas no plano provocam uma ilusão que retrata a violação de um princípio fundamental da física.

Quanto aos sentidos produzidos pelas gravuras, qual é o princípio físico violado e qual a noção que eles traduzem?

(A) Inércia e paralelismo.                    (B) Inércia e ambiguidade.                (C) Conservação da energia mecânica e circularidade.

(D) Conservação da energia mecânica e paralelismo.                        (E) Conservação da quantidade de movimento e circularidade.

 

02- (UFG-GO-012)

O arco-íris é um fenômeno ótico em que a luz solar incide nas gotículas de água suspensas na atmosfera, gerando as cores do

espectro eletromagnético. Nesse fenômeno, em que ordem ocorrem os processos físicos envolvidos?

(A) Refração, dispersão, reflexão e refração.                                (B) Dispersão, refração, reflexão e refração.

(C) Dispersão, reflexão, refração e transmissão.                           (D) Refração, dispersão, transmissão e refração.

(E) Refração, reflexão, refração e dispersão.

               

03-(UFG-GO-012)

Quando uma garrafa de espumante é balançada vigorosamente a rolha pode ser expelida com alta velocidade, sem qualquer outro

auxílio. Suponha que a pressão do interior da garrafa atinja 33 atm e que o diâmetro do gargalo seja de 1,5 cm. Nessas condições, a rolha é expelida porque

(A) o gás anidrido sulfuroso dissolvido na bebida é liberado, aumenta a pressão e causa uma força de 540 N, que supera o atrito estático entre a rolha e o vidro.

(B) o gás carbônico dissolvido na bebida é liberado, aumenta a pressão e causa uma força de 540 N, que supera o atrito estático entre a rolha e o vidro.

(C) o gás carbônico dissolvido na bebida é liberado, aumenta a pressão e causa uma força de 540 N, que supera o atrito cinético entre a rolha e o vidro.

(D) o gás anidrido sulfuroso dissolvido na bebida é expandido, aumenta a pressão e causa uma força de 1080 N, que supera o atrito cinético entre a rolha e o vidro.

(E) o gás anidrido carbônico dissolvido na bebida é liberado, aumenta a pressão e causa uma força de 1080 N, que supera o atrito estático entre a rolha e o vidro.

 

04-(UFG-GO-012)

No sistema circulatório humano, o sangue é levado do coração aos demais órgãos do corpo por vasos sanguíneos de diferentes

características. Na tabela a seguir estão relacionados dois vasos, I e II, com valores médios de algumas de suas características.

O sangue, que pode ser tratado como um fluido ideal e incompressível possui velocidade média de 30 cm/s no vaso I. O nome do vaso I e a velocidade média do sangue em cm/s no vaso II são, respectivamente,

(A) cava e 3,0.             (B) aorta e 3,0.               (C) aorta e 0,03.                    (D) arteríola e 0,03.                   (E) arteríola e 300,0.

 

05-(UFG-GO-012)

As ideias de Nicolau Copérnico (1473-1543) e de Albert Einstein (1879-1955) marcaram o pensamento científico de suas

respectivas épocas, tornando-os alvo de censura no cenário político. Quais são essas idéias e por que elas motivaram conflitos?

(A) Copérnico afirmou que a Terra gira em torno do Sol em órbitas elípticas e Einstein mudou os conceitos de espaço-tempo. As ideias de Copérnico eram contrárias aos ensinamentos aristotélicos e as de Einstein foram questionadas na Alemanha em razão de sua origem étnica.

(B) Copérnico afirmou que a Terra gira em torno do Sol em órbitas elípticas e Einstein propôs a teoria da relatividade. As idéias de Copérnico eram contrárias aos ensinamentos aristotélicos e as de Einstein foram refutadas por seu apoio à construção da bomba atômica norte-americana.

(C) Copérnico afirmou que a Terra gira em torno do Sol em um ano e em torno do seu eixo em um dia e Einstein propôs a teoria da relatividade. As idéias de Copérnico eram contrárias ao modelo geocêntrico, enquanto as de Einstein foram contestadas devido ao seu apoio à criação do Estado de Israel.

(D) Copérnico propôs o modelo heliocêntrico e Einstein, a teoria da relatividade.  As idéias de Copérnico contrariaram os dogmas da Igreja e as de Einstein foram refutadas por seu apoio à construção da bomba atômica norte-americana.

(E) Copérnico propôs o modelo heliocêntrico e Einstein mudou os conceitos de espaço-tempo. As idéias de Copérnico contrariaram os dogmas da Igreja e as de Einstein foram questionadas na Alemanha em razão de sua origem étnica.

 

06-(UFG-GO-012)

Para proteção e conforto, os tênis modernos são equipados com amortecedores constituídos de molas. Um determinado modelo,

que possui três molas idênticas, sofre uma deformação de 4 mm ao ser calçado por uma pessoa de 84 kg. Considerando-se que essa pessoa permaneça parada, a constante elástica de uma das molas será, em kN/m, de

(A)  35,0                   (B)  70,0                         (C) 105,0                             (D) 157,5                                (E) 210,0

   

07-(UFG-GO-012)

O gráfico a seguir representa o movimento retilíneo de um automóvel que se move com aceleração constante durante todo o

intervalo de tempo. A distância de maior aproximação do automóvel com a origem do sistema de coordenadas, sua velocidade inicial e sua aceleração são, respectivamente,

(A) 3,75 m, -2,5 m/s e 1,25 m/s2                     (B) 3,75 m, -2,5 m/s e 2,50 m/s2                           (C) 3,75 m, -10 m/s e -1,25 m/s2

 (D) 5,00 m, 10 m/s e 1,25 m/s2                      (E) 5,00 m, 2,5 m/s e 2,50 m/s2

 

08- (UFG-GO-012)

A figura a seguir representa o ciclo de Otto para motores a combustão interna. Nesse tipo de motor, a vela de ignição gera uma

faísca que causa a combustão de uma mistura gasosa. Considere que a faísca seja suficientemente rápida, de modo que o movimento do pistão possa ser desprezado.

A faísca e a liberação dos gases pelo escapamento ocorrem, respectivamente, nos pontos

(A) A e C.                    (B) B e A.                         (C) D e A.                           --(D) D e B.                          (E) O e C.

 

09-(UFG-GO-012)

A experiência da dupla fenda realizada por Akira Tonomura, em 1989, consiste em lançar elétrons sobre um anteparo

que contém duas fendas e coletar em uma tela as partículas transmitidas, conforme ilustrado a seguir.

Nesse experimento, a fonte emite um elétron por vez. A evolução temporal da imagem formada está ilustrada nas figuras (a), (b), (c) e (d).

O fenômeno físico constatado na imagem final (d) e a teoria que descreve o comportamento dos elétrons são, respectivamente,

(A) refração e quantização de Bohr.                                     (B) refração e quantização de Planck.

(C) ondulatório e quantização de Planck.                             (D) ondulatório e dualidade onda-partícula.

(E) propagação retilínea e dualidade onda-partícula.

 

 

 

Resoluções