Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é uma instituição federal de ensino superior com sede na cidade de Vitória, Espírito Santo.

A UFES possui campus na Grande Vitória, em São Mateus, em Alegre e em Afonso Cláudio. O Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (HUCAM), vinculado à UFES, conhecido também como Hospital das Clínicas, é um dos mais completos e complexos centros hospitalares do estado do Espírito Santo.

 

01-(UFES-ES-012)

Um bloco de massa 0,10 kg é abandonado, a partir do repouso, de uma altura h de 1,2 m em relação a uma mola ideal de constante elástica 0,10 N/cm. Como é mostrado na figura rotulada como “Depois”, ao lado, o bloco adere à mola

após o choque. No desenho, A é o ponto de abandono do bloco, B é o ponto de equilíbrio da mola, e C é o ponto onde há maior compressão da mola. Despreze perdas de energia por atrito.

A) Identifique, em um diagrama, as forças que atuam no corpo, quando a deformação da mola é máxima.

B) Determine a velocidade do bloco imediatamente antes de se chocar com a mola.

C) Determine o trabalho realizado sobre o bloco pela força gravitacional entre os pontos A e B.

D) Determine a deformação máxima sofrida pela mola.

 

02-(UFES-ES-012)

Um bloco rígido e isolante de massa 400 g possui uma carga elétrica embutida positiva de 10,0 C e encontra-se em repouso em uma superfície definida pelo plano zy no ponto A, como é representado na figura ao lado.

 Um campo elétrico uniforme e constante , de intensidade 1,00.102 N/C, é mantido ligado acelerando linearmente o bloco, até este atingir o ponto B. No trecho entre os pontos B e C, um campo magnético uniforme e constante é aplicado perpendicularmente ao plano xy representado por esta folha de papel e com sentido para dentro do papel. Considere que o bloco pode deslizar livremente, sem atrito, entre os pontos A e C; porém, existe atrito entre os pontos C e D.

A) Determine a velocidade escalar do bloco no momento imediatamente antes de atingir o ponto B. Considere que o bloco é um ponto material e que a distância entre A e B é de 50,0 cm.

B) Identifique e desenhe, num diagrama, as forças que atuam no bloco, quando ele se encontra entre os pontos B e C.

C) Encontre a intensidade do campo magnético para que a força de contato entre o bloco e a superfície definida pelo plano zy seja nula no trecho de B a C.

D) Determine o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície definida pelo plano zy em função de v, g e d, considerando que o bloco chega ao ponto C com uma velocidade horizontal v e para no ponto D, percorrendo uma distância d.

 

03-(UFES-ES-012)

Um telefone celular emite ondas eletromagnéticas monocromáticas (radiação) através de sua antena, liberando uma potência de 10,0 mW. Sabendo que essa antena representa um ponto material e que o telefone celular emite radiação com frequência de 880 MHz (tecnologia GSM), determine

A) o comprimento de onda dessa radiação;

B) a energia de um fóton emitida por essa antena de celular em elétrons-volt;

C) o número de fótons emitidos por essa antena de celular por segundo;

D) a intensidade da onda que chega a um ponto distante 2,00 cm do telefone.

 

04-(UEES-ES-012)

 

No interior de um veículo espacial, encontramos dois capacitores isolados de placas finas planas paralelas, com capacitância C1 = 10 F, C2 = 30 F e cargas Q1 = 1 C, Q2 = 3 C, respectivamente. A distância entre as placas para cada um dos capacitores é d = 1 mm. Após o lançamento, esse veículo apresenta um vetor velocidade constante de módulo 36.000 km/h e de direção paralela ao vetor distância entre as placas. Sabendo que as placas planas paralelas dos capacitores são perpendiculares ao vetor velocidade, determine

A) a capacitância total do sistema antes do lançamento, quando se associam os capacitores em paralelo;

B) a tensão entre as placas do capacitor com carga Q1 antes do lançamento;

C) a capacitância C2, após o lançamento, para um observador fixo na terra;

 

 

 

Resoluções