Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

As Escolas Técnicas (ETECs) estaduais destacaram-se pelo quinto ano consecutivo no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os resultados que acabam de ser divulgados pelo Ministério da Educação referem-se à última prova, realizada em 2009, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 34 são Etecs. Das 50 melhores escolas públicas paulistas, 41 são Etecs. Das 50 escolas estaduais mais bem classificadas no Estado de São Paulo, 44 são Etecs. A Etec de São Paulo (Etesp) é a melhor escola estadual paulista. No ranking nacional, é a 2ª entre as estaduais e na capital, está em 17º lugar entre públicas e privadas, à frente de colégios particulares tradicionais.

Na capital, das 10 escolas públicas com melhor pontuação, 9 são Etecs.

Em várias regiões da cidade de São Paulo, as ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) oferecem Ensino Médio e Técnico gratuitos com qualidade comprovada. No total são 198 ETECs distribuídas em 155 municípios paulistas.
Administradas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), instituição do governo estadual que também administra 49 FATECs (Faculdades Tecnológicas), as ETECs atualmente oferecem 98 opções de cursos técnicos. É possível optar entre cursar somente o Ensino Médio, somente o Ensino Técnico ou os dois juntos.

 

01-(ETEC-SP-012)

Você já deve ter visto em seu bairro pessoas que vieram diretamente da roça e, munidas de carrinhos de mão e uma simples balança, vendem mandiocas de casa em casa. A balança mais usada nessas situações é a apresentada na figura a seguir.

A balança representada está em equilíbrio, pois o produto da massa do massor pela distância que o separa do ponto P é igual ao produto da massa que se deseja medir pela distância que separa o ponto em que os cordames do prato são amarrados na haste até o ponto P.

Considere que no prato dessa balança haja 3 kg de mandiocas e que essa balança tenha um massor de 0,6 kg. Para que se atinja o equilíbrio, a distância d do massor em relação ao ponto P deverá ser, em cm,(considere g=10m/s2)

(A) 16.                           (B) 20.                                 (C) 24.                              (D) 36.                           (E) 40

 

02-(ETEC-SP-012)

Uma granja, que fornece aves para o abate, tem um setor para manter os pintinhos recém-nascidos permanentemente aquecidos pelo calor de lâmpadas incandescentes.              

Essas lâmpadas ficam escondidas no interior de recipientes opacos, como um vaso.

Nessa  granja,  há  cinco  desses  “aquecedores” funcionando ininterruptamente, cada um deles com uma lâmpada de  40 W em seu interior. No decorrer de um mês de 30 dias, o consumo de energia elétrica dos cinco aquecedores do viveiro, será, em kWh,

(A) 144.                    (B) 288.                     (C) 360.                            (D) 720.                           (E) 780.

 

03-(ETEC-SP-012)

A hidroponia consiste em um método de plantio fora do solo em que as plantas recebem seus nutrientes de uma solução, que flui em canaletas, e é absorvida pelas raízes. Por meio de uma bomba hidráulica, em determinada horta hidropônica, a solução é elevada até uma altura de 80 cm, sendo vertida na canaleta onde estão presas as mudas. Devido a uma ligeira inclinação da

canaleta, a solução se move para o outro extremo, lá sendo recolhida e direcionada ao reservatório do qual a bomba reimpulsiona o líquido, como mostra a figura.

Suponha que nessa horta hidropônica foi empregada uma bomba com potência de 20 W. Se toda a potência dessa bomba

pudesse ser empregada para elevar a água até a canaleta, a cada um segundo (1 s), o volume de água que fluiria seria, em litros,

(A)  2,0.                          --(B)  2,5.                               (C)  3,0.                              (D)  3,5.                             (E)  4,0.

 

04-(ETEC-SP-012)

A energia que cada alimento possui será gradativamente liberada é utilizada pelo corpo para a realização de várias funções, como

digestão, respiração, prática de exercícios...

Imagine que um aluno de uma Etec consumiu em seu almoço 4 colheres de sopa de arroz com feijão; salada com 3 folhas de alface e meio tomate, temperada com meia colher de sopa de azeite, meia colher de sopa de vinagre e uma pitada de sal; 1 copo de suco natural de abacaxi; 1 coxa de frango e, quando saiu da mesa, não resistiu aos brigadeiros, que sua irmã trouxe da festa de uma amiguinha, comendo 2 de sobremesa

Tendo como base apenas as quilocalorias (kcal) ingeridas no almoço e considerando que todas as funções do corpo desse

aluno consumiram 500 kcal, a quantidade de energia de que ele ainda dispõe da que foi ingerida é, aproximadamente, em kcal,

(A) 149.                             (B) 532.                           (C) 560.                           (D) 636.                             (E) 649.

 

05-(ETEC-SP-012)

O café é consumido há séculos por vários povos não apenas como bebida, mas também como alimento. O café é consumido há

séculos por vários povos não apenas como bebida, mas também como alimento. Descoberto na Etiópia, o café foi levado para a Península Arábica e dali para a Europa, chegando ao Brasil posteriormente.

(Revista de História da Biblioteca Nacional, junho de 2010. Adaptado)

(http://4.bp.blogspot.com/_B_Fq5YJKtaM/SvxFUVdAk4I/AAAAAAAAAIs/KrRUUfw... Acesso em: 03.09.2011.)

No Brasil, algumas fazendas mantêm antigas técnicas para  a colheita de café. Uma delas é a de separação do grão e da palha que

são depositados em uma peneira e lançados para cima. Diferentemente da palha, que é levada pelo ar, os grãos, devido à sua massa e forma, atravessam o ar sem impedimentos alcançando uma altura máxima e voltando à peneira.

Um grão de café, após ter parado de subir, inicia uma queda que demora 0,3 s, chegando à peneira com velocidade de intensidade, em m/s, (g=10m/s2)

(A) 1.                           (B) 3.                                  (C) 9.                                        (D) 10.                                   (E) 30.

(ETEC-SP-012) – Texto para as questões de números 06 e 07

Conservação de alimentos é o conjunto dos métodos que evitam a deterioração dos alimentos ao longo de um determinado período.  

O objetivo principal desses processos é evitar as alterações provocadas pelas enzimas próprias dos produtos naturais ou por     

micro-organismos que, além de causarem o apodrecimento dos alimentos, podem produzir toxinas que afetam a saúde dos consumidores.

Mas também existe a preocupação em manter a aparência, o sabor e conteúdo nutricional dos alimentos.

Uma das técnicas utilizadas é a desidratação, em que se remove ou se diminui a quantidade de água no alimento, para evitar

que sejam criadas condições propícias para o desenvolvimento dos micro-organismos, já que a água é essencial para que eles existam.                      

O bacalhau e a carne-seca, por exemplo, são assim conservados com adição prévia de  sal de cozinha, que desidrata o alimento por

osmose.

 

06-(ETEC-SP-012)

Quando a água é eliminada do alimento exposto ao sol, a exemplo da produção de carne-seca, a água sofre

(A) fusão.                  (B) sublimação.                   (C) vaporização.                  (D) solidificação.                (E) condensação.

 

07-(ETEC-SP-012)

Uma outra técnica utilizada é a secagem de alimentos em estufas. Nesse processo, a umidade é retirada gradativamente devido

ao fluxo de ar quente. De um modo caseiro, todos podem construir uma estufa para secagem de alimentos tal qual a desenhada

a seguir.

Pensando nessa técnica, assinale a alternativa cujas palavras completam, correta e respectivamente, a afirmação a seguir.

Nessa estufa, o ar frio é aquecido na câmara de aquecimento e é levado até os alimentos por __________, extraindo a água

por __________ .

(A) condução ... ebulição         (B) condução ... evaporação       (C) convecção ... ebulição            (D) convecção ... evaporação

(E) irradiação ... calefação

 

08-(ETEC-SP-012)

Nas plantações de verduras, em momentos de grande insolação, não é conveniente molhar as folhas, pois elas podem “queimar”

a não ser que se faça uma irrigação contínua.

Observando as figuras, conclui-se que a “queima” das verduras ocorre, porque as gotas depositadas sobre as folhas planas

assumem formatos de objetos ópticos conhecidos como lentes

(A) biconvexas, que têm a propriedade de dispersar a radiação solar.

(B) bicôncavas, que têm a propriedade de dispersar a radiação solar.

(C) plano-convexas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar.

(D) plano-côncavas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar.

(E) convexo-côncavas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar. 

 

09-(ETEC-SP-012)

A maçã, alimento tão apreciado, faz parte de uma famosa lenda ligada à biografia de Sir Isaac Newton. Ele, já tendo em mente

suas Leis do Movimento, teria elaborado a Lei da Gravitação Universal no momento em que, segundo a lenda, estando Newton ao pé de uma macieira, uma maçã lhe teria caído sobre sua cabeça.

Pensando nisso, analise as afirmações:

I. Uma  maçã  pendurada  em  seu  galho  permanece  em repouso,  enquanto  duas  forças de mesma intensidade, o seu peso e a força de tração do cabinho que a prende ao galho, atuam na mesma direção e em sentidos opostos, gerando sobre a maçã uma força resultante de intensidade nula.

II. Uma maçã em queda cai mais rápido quanto maior for a sua massa já que a força resultante, nesse caso chamada de peso da maçã, é calculada pelo produto de sua massa pela aceleração da gravidade.

III. A maçã em queda sofre uma ação do planeta Terra, denominada força peso, que tem direção vertical e o sentido para baixo, e a maçã, por sua vez, atrai a Terra com uma força de mesma intensidade e direção,        contudo o sentido é para cima.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.                (B) II, apenas.                  (C) I e III, apenas.               (D) II e III, apenas.                    (E) I, II e III.

 

 

 

Resoluções