Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

 

A UFPB - Universidade Federal da Paraíba é uma universidade brasileira mantida pelo Governo Federal e localizada na Paraíba.

A Universidade Federal da Paraíba aparece na 51ª posição entre as 100 melhores universidades de ensino superior da América Latina,segundo ranking divulgado pela Webometrics Ranking Web of World Universities, instituto internacional de avaliação.

A UFPB superou no ranking outros centros tradicionais como o de Santa Catarina, o de Santiago do Chile e até da tradicional Universidade de Havana.

01-(UFPB-PB-012)

Uma partícula de carga elétrica Q =+3,2.10-19C é arremessada, com uma energia cinética de 16 MeV (1 MeV = 1,6.10-13 J), contra uma segunda partícula de carga elétrica de mesmo sinal que se encontra fixada em um ponto muito distante da primeira partícula. O ponto mais próximo que a partícula de carga Q pode chegar da segunda partícula é representado por P, conforme figura a seguir:

Com base no exposto, é correto afirmar que o potencial elétrico no ponto P é:

a) 4.106 V                     b) 6.106 V                       c) 8.106 V                      d) 10.106 V                       e) 12.106 V

 

02-(UFPB-PB-012)

Para estudar a variação do potencial elétrico ao longo de uma malha de determinado circuito, um estudante usou como fonte uma bateria de carro de força eletromotriz (fem) igual a 24 V, de resistência interna igual a 2 Ω, acoplada a uma lâmpada de filamento de resistência igual a 10Ω. Pelo circuito, representado na figura abaixo, passa uma corrente elétrica de 2,0 A.

Considerando igual a zero o potencial elétrico no ponto a do terminal negativo da bateria, identifique o gráfico que melhor representa o potencial no percurso entre os pontos a e f, no sentido da corrente.

 

03-(UFPB-PB-012)

Ao se passar uma corrente elétrica em um fio condutor, enrolado na forma de uma espira, produz-se um campo magnético. Aproximando-se duas espiras onde passam corrente, a força gerada entre elas pode ser de atração ou de repulsão, dependendo das orientações relativas das correntes. Dispositivos empregando forças entre espiras podem ser usados tecnologicamente, tanto em acionamentos quanto para detecção de movimentos relativos entre dois objetos.

Nesse sentido, identifique, entre as figuras a seguir, a que representa uma configuração fisicamente correta do dispositivo:

 

04-(UFPB-PB-012)

No atual mundo globalizado, a comunicação pela internet, utilizando voz e imagem, tem se tornado relevante para atividades tanto de lazer quanto de negócios. Para garantir a boa qualidade de comunicação, os projetistas de rede precisam dar especial atenção ao fator atraso na transmissão dos dados via fibras óticas.

Considere que três conferencistas, A, B e C, participam de uma teleconferência, em que ondas eletromagnéticas (luz) são usadas para a transmissão de dados. Considere ainda que os dados do conferencista A percorram uma distância L, via satélite, até o conferencista B à velocidade da luz no vácuo c=3.108m/s. Esses mesmos dados são enviados do conferencista A ao conferencista C, percorrendo a mesma distância L, por meio de uma fibra óptica de índice de refração n=1,5.

Sabendo que a distância L é de 6.000 km, conclui-se que o módulo da diferença de tempo, em milissegundos (ms=10-3s), entre os sinais recebidos pelos conferencistas B e C, é:

a) 5                               b) 10                            c) 15                               d) 20                                  e) 25

 

05-(UFPB-PB-012)

A nano-tecnologia utiliza objetos cujas dimensões são menores ou da ordem do micrômetro. Para se medir as dimensões de tais objetos, instrumentos tradicionais não são utilizáveis, e novas técnicas devem ser desenvolvidas. Nesse sentido, para medir os comprimentos de peças transparentes muito pequenas, pode-se fazer uso de interferência óptica.

Nesse contexto, considere duas ondas de luz, O1 e O2, ilustradas na figura a seguir, com mesmo comprimento de onda igual a λ=500nm no vácuo (1nm = 10-9m), e inicialmente em fase no plano I. A onda O2 propaga-se completamente no vácuo, e a onda O1 atravessa uma peça de comprimento L e de índice de refração n=1,5. A diferença dos índices de refração induz uma defasagem entre as duas ondas, tal que se obtém uma interferência construtiva no anteparo A.

 Nessas circunstâncias, conclui-se que um dos possíveis valores de L corresponde a:

a) 1.750 nm                     b) 1.500 nm                  c) 1.250 nm                     d) 1.000 nm                       e) 750 nm

 

(UFPB-PB-012)

ATENÇÃO: As questões de 06 a 08 apresentam mais de uma afirmativa correta. Preencha, na FOLHA DE RESPOSTA, apenas os espaços (bolhas) correspondentes às afirmativas corretas.

 

06-(UFPB-PB-012)

A carga elétrica é conhecida pela humanidade desde o ano de 600 a.C..  O estudo de suas propriedades possibilitou o controle da sua manipulação e, consequentemente, o entendimento da eletrização da matéria. Esse enorme progresso no estudo da carga elétrica ensejou extraordinários avanços tecnológicos, tais como as recentes telas de toque (touch screen)

dos computadores atuais.

Sobre as propriedades das cargas elétricas, identifique as afirmativas corretas:

I. A carga elétrica é uma propriedade intrínseca das partículas fundamentais que compõem a matéria.

II. A carga elétrica é uma grandeza quantizada.

III. A carga elétrica dá origem a uma força exclusivamente de repulsão, chamada de força elétrica.

IV. A eletrização da matéria pode ocorrer quando um corpo perde ou recebe elétrons.

V. A conservação da carga elétrica é sempre verificada em um sistema isolado de cargas elétricas que interagem.

 

07-(UFPB-PB-012)

Um cidadão da cidade de Conde, no litoral paraibano, deseja aproveitar a brisa marítima para gerar energia elétrica para a

sua residência. Nesse sentido, ele constrói um cata-vento acoplado a um alternador, constituído de uma bobina de espiras retangulares que gira com velocidade angular constante, em um campo magnético uniforme produzido por imãs. (Ver figura esquemática abaixo)

PENTEADO, Paulo Cesar M.. Física Conceitos e Aplicações. v.3. 1ª Ed. São Paulo: Editora Moderna., s/d, p. 419.

Em sua primeira tentativa, o cidadão verifica que a força eletromotriz (fem) induzida na bobina é muito pequena, e procura um modo de aumentá-la. Considerando a situação descrita e as propostas de solução do cidadão, abaixo apresentadas, identifique as que permitirão um aumento da fem:

I. Aumentar o número de espiras da bobina.

II. Diminuir a área das espiras.

III. Aumentar o campo magnético.

IV. Diminuir a resistência elétrica da bobina.

V. Aumentar a frequência de rotação da bobina.

 

08-(UFPB-PB-012)

A Física Moderna no campo da Mecânica Quântica tem explicado com sucesso muitas características das partículas subatômicas, tais como elétron, próton e nêutron. Uma boa parte da tecnologia moderna opera a uma escala em que os

 efeitos quânticos são significativos. Exemplos incluem o laser, o microscópio eletrônico e a supercondutividade.

Com relação a efeitos quânticos, identifique as afirmativas corretas:

I. O valor extremamente pequeno da constante de Planck faz com que os efeitos quânticos só se revelem em escalas atômicas.

II. A energia do átomo de hidrogênio só pode apresentar valores discretos.

III. O efeito fotoelétrico só pode ser explicado se a luz for considerada como uma onda.

IV. O princípio da incerteza de Heisenberg implica que quanto menor for a incerteza na medida da posição de uma partícula maior será a indeterminação na medida da quantidade de movimento daquela partícula.

V. O elétron, no interior de um átomo, comporta-se como uma onda de matéria.

 

 

 

Resoluções