Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Católica de Brasília é uma universidade privada localizada em Brasília e possui campus em Taguatinga. É administrada pela UBEC - União Brasiliense de Educação e Cultura.

De acordo com o Guia do Estudante da Editora Abril de 2010, foram concedidos 74 estrelas a 24 cursos da UCB.

A UCB possui dois campi: o Campus I está localizado na cidade de Águas Claras, e o Campus II, localizado na cidade de Brasília na Asa Norte. Ainda conta com três unidades associadas na Asa Sul, o Colégio Dom Bosco e o CEMA na 702 e o Pio XII na 609 onde juntamente com a Fundação Universa são ofertados a maioria dos cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu" aproximadamente 45. O Hospital da Universidade Católica de Brasília (HUCB) fica na Avenida Areal também em Agu

 

 

01-(UCB-DF-012)

Quando a fonte de uma onda e o observador estão em movimento relativo em relação ao meio em que a onda propaga-se, a frequência das ondas observadas é diferente da frequência da fonte. Esse fenômeno é designado efeito Doppler, em homenagem a Christian J. Doppler (1803-1853), que foi o primeiro a observá-lo em ondas sonoras.

É possível determinar a frequência percebida pelo observador (fo) por fo/(u ±vo) = fF/(u±vF), em que fF é a frequência natural da fonte, vF é a velocidade da fonte, vo é a velocidade do observador e u é a velocidade do som, que é de 340 m/s, aproximadamente.

Assim, suponha que o som produzido por uma sirene seja de 500 Hz e a velocidade da fonte em relação ao ar em repouso seja de 60 m/s. Um observador move-se a 30 m/s sobre a mesma linha que a fonte, e a posição relativa da fonte e do observador é expressa pela figura a seguir.

Considere o sentido positivo sempre no sentido de Fo, não importando se O está à direita ou à esquerda de F.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

0.( ) Se a fonte e o observador movem-se para a direita, então a frequência percebida pelo observador é de, aproximadamente, 553,6 Hz.

1.( ) Se a fonte e o observador movem-se para a esquerda, com o observador à frente da fonte, então a frequência percebida pelo observador é de, aproximadamente, 863,5 Hz.

2.( ) Se a fonte move-se para a direita e o observador para a esquerda, de modo que se aproximam entre si, então a frequência percebida pelo observador é de, aproximadamente, 462,5 Hz.

3.( ) Se a fonte move-se para a esquerda e o observador para a direita, de modo que se afastem entre si, então a frequência percebida pelo observador é de, aproximadamente, 387,5 Hz.

4.( ) O efeito Doppler é também verificado quando a fonte está em repouso e o observador em movimento em relação a ela, ou também quando os dois estão em movimento em relação à Terra e em relação a si mesmos.

 

02-(UCB-DF-012)

Na figura, um passageiro de massa igual a 70 kg está de pé em uma balança no interior de um elevador. Se o elevador

sofre uma aceleração para cima de 3,0 m/s2, e se se considerar a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, calcule, em newtons, o valor do módulo da força resultante a que está submetido o passageiro durante a aceleração para cima. Divida o resultado obtido por 10 e marque na folha de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal do resultado final.

 

03-(UCB-DF-012)

Dois objetos feitos do mesmo material possuem capacidades térmicas proporcionais a suas massas. Logo, é conveniente definir uma capacidade térmica por unidade de massa, ou calor específico c, que se refere não a um objeto, mas a uma massa unitária do material de que é feito o objeto. Já a quantidade de energia por unidade de massa que deve ser transferida em forma de calor para que uma amostra mude totalmente de fase é chamada de calor de transformação e é representada pela letra  L (Halliday e Resnick, 2009). Para melhor entender a aplicação desses conceitos, propõe-se a seguinte situação-problema: qual quantidade de calor deve absorver uma amostra de gelo de massa M = 500 g a −10 ºC para passar ao estado líquido a 10 ºC? Considerando calor específico do gelo (cgelo): 2.220 J/kg.K, calor específico da água (cágua): 4.190 J/kg.K e calor de fusão do gelo (LF): 333 kJ/kg, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para

os verdadeiros e (F) para os falsos.

0.(    ) Depois que todo o gelo se funde, toda a energia transferida para a água é usada para aumentar a sua temperatura.

1.(    ) O calor necessário para fazer a temperatura do gelo aumentar do valor inicial  −10 °C para o valor de 0 °C, para que depois o gelo possa se fundir, é de, aproximadamente, −11,1 kJ.

2.(    ) O calor necessário para fundir toda a amostra de gelo é de 166,5 kJ.

3.(    ) O calor necessário para fazer a temperatura da água aumentar do valor de 0 °C para o valor final de 10 °C é de 20,95 kJ.

4.(    ) O calor total absorvido pela amostra de gelo para passar de −10 °C a 10 °C é de 176,35 kJ.

 

04-(UCB-DF-012)

Os sons musicais podem ser produzidos pelas oscilações de cordas (violão, piano), membranas (tímpano, tambor),

colunas de ar (flauta, tubos), blocos de madeira e outros corpos. Um estudante, na aula de música, percebeu que os ruídos de fundo de baixa intensidade da sala produziam ondas estacionárias em um tubo de papelão de comprimento

L = 50,0 cm com as duas extremidades abertas. Sendo a velocidade do som no ar dentro do tubo de 340 m/s, qual é a frequência fundamental,  em hertz, do som produzido pelo tubo? Divida o resultado encontrado por 10 e marque na

folha de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal do resultado final.

 

 

 

Resoluções