Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), é uma instituição de ensino público em Santa Catarina, vinculado ao Ministério da Educação e criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC). Sua reitoria está instalada em Florianópolis.

Melhor centro universitário do país

Em 2008 e 2009, o IF-SC (ainda CEFET-SC em 2008) ficou em primeiro lugar na categoria Centro Universitário do Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação, sendo apontado, por isso, como o "melhor centro universitário do país" por dois anos consecutivos[16]. Em 2010, o IF-SC ficou com a segunda maior nota do país no IGC na categoria Centro Universitário, sendo, pelo terceiro ano seguido, o primeiro entre os institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

 

 

 

 

01-(IFSC-SC-012)

O elevador hidráulico é uma das aplicações do Princípio de Pascal. Trata-se de dispositivo muito útil, pois permite mover grandes massas com pequenos esforços. Abaixo temos um esquema de um elevador hidráulico, muito usado em postos de troca de óleo ou de oficinas automotivas.

Assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. O princípio de Pascal enuncia que um aumento de pressão em um ponto do fluido em equilíbrio é transmitido integralmente para os demais pontos desse fluido.

02. Se o raio do pistão 2 for duas vezes maior que o raio do pistão 1, o módulo de F1 será duas vezes maior que o módulo de F2.

04. O princípio de Pascal só é aplicável a líquidos, pois são incompressíveis.

08. O trabalho realizado pelo cachorro para descolar o pistão 1 é igual ao trabalho realizado pelo pistão 2 para elevar o automóvel.

16. No caso, se o cachorro for 200 vezes mais leve que o automóvel, a área do pistão 2 deve ser 200 vezes maior que a área do pistão 1, para que o sistema fique em equilíbrio.

32. O deslocamento do pistão 1 é igual ao deslocamento do pistão 2

 

02-(IFSC-SC-012)

Três recipientes A, B e C estão interligados por tubos de volume desprezível, dotados de uma torneira T, conforme esquema a seguir. Num determinado instante, o recipiente A contém 12 litros de um gás ideal, à temperatura de 127 ºC e pressão de 6,0 atm. Já nos recipientes B e C, que possuem, respectivamente, volumes de 6 litros e 10 litros, há

vácuo. Com base na situação apresentada, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Abrindo a torneira, o gás se expande. Se a pressão diminuir para 0,5 atm, a temperatura do gás diminui para

44,44 K.

02. Abrindo a torneira, o gás se expande. Se ocorrer uma expansão isotérmica, a pressão do gás diminui, aproximadamente, para 2,57 atm.

04. A pressão de um gás está associada ao número de colisões das moléculas constituintes com as paredes do recipiente, à sua temperatura absoluta e ao volume do recipiente que o contém.

08. Abrindo a torneira, o gás se expande. Para ele se expandir isobaricamente, é necessário aumentar a temperatura em aproximadamente 933,33 K.

16. Um mol de qualquer gás nas CNTP, ou seja, a 25 °C e a 1,0 atm de pressão, ocupa 22,4 L.

32. Pelo modelo de gás ideal, as moléculas que compõem o gás são consideradas como pequenas esferas, pois se pretende, somente, analisar a energia de translação associada, desprezando-se qualquer energia associada a rotação.

 

03-(IFSC-SC-012)

Em relação às ondas e aos fenômenos ondulatórios, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões)

CORRETA(S).

01. A onda é consequência da transferência de energia para o meio no qual se propagam.

02. O som é uma onda mecânica, longitudinal e bidimensional. A luz é uma onda eletromagnética, transversal e tridimensional.

04. A velocidade de uma onda pode ser determinada pela expressão v =λ. f . No caso da refração de uma onda, quando esta muda de meio, muda sua velocidade e, consequentemente, sua frequência.

08. Na reflexão de uma onda, sempre haverá inversão de fase.

16. A polarização consiste na seleção de um plano de vibração de uma onda longitudinal.

32. O efeito Doppler consiste no fenômeno em que a frequência percebida é diferente da frequência emitida e ocorre tanto com ondas mecânicas como com ondas eletromagnéticas.

 

04-(IFSC-SC-012)

Sobre um sistema conservativo, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Ao se elevar uma massa do primeiro para o segundo andar de um prédio por uma escada ou uma rampa, o trabalho realizado pela força peso é o mesmo, porque esta é uma força conservativa.

02. O trabalho realizado por uma força conservativa é reversível.

04. O trabalho realizado por uma força conservativa independe da trajetória descrita pelo corpo.

08. Quando o ponto final coincide com o ponto inicial, o trabalho realizado é diferente de zero.

16. A força atrito é uma força conservativa.

32. O trabalho realizado por uma força conservativa é dado pela soma do valor inicial e o valor final da energia potencial.

 

05-(IFSC-SC-012)

Quando vários aparelhos elétricos de uma residência estão funcionando, é possível desligar um deles e os demais continuarem em operação, funcionando normalmente.

Considerando que toda a rede elétrica de uma casa esteja ligada a um disjuntor que desarma quando a corrente elétrica

ultrapassa um determinado valor, evitando assim um superaquecimento dos fios elétricos da rede, assinale no cartão-resposta a soma da(s)

proposição(ões) CORRETA(S).

01. A ligação de aparelhos resistivos (ferro de passar, chuveiro elétrico etc.) na rede elétrica de uma casa corresponde, em termos físicos, a uma associação de resistores em paralelo.

02. A ligação dos aparelhos resistivos na rede elétrica é feita em série, pois se assim fosse, a interrupção de corrente elétrica em um deles acarretaria o desligamento dos demais.

04. Ignorando-se eventuais quedas de tensão, todos os aparelhos de uma residência estão idealmente submetidos à mesma tensão de entrada na rede elétrica – a qual, no caso de Florianópolis, é 220 V.

08. Quanto maior o número de aparelhos ligados, menor será a resistência total do circuito elétrico e, consequentemente, maior a corrente elétrica total de entrada e maior o valor da conta de energia elétrica a ser paga no final do mês.

16. Quando um chuveiro de 4400 W de potência funciona em Florianópolis, onde a tensão é 220 V, a corrente elétrica que o percorre é de 20 A.

32. Considere uma rede elétrica com tensão de 220 V e um disjuntor de 30 A. Para que o disjuntor não desarme, o menor valor que se pode ter de resistência elétrica no circuito é de 40 Ω.

 

06-(IFSC-SC-012)

Na praia do Forte, em Florianópolis, está localizada a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que servia para a segurança da Ilha em tempos idos.

Um dos canhões desse forte dispara um projétil com uma inclinação de 45° em relação à horizontal.

Analise o movimento do referido projétil, livre de qualquer tipo de atrito, e assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A aceleração do projétil muda de sentido durante o movimento.

02. A intensidade do vetor velocidade permanece constante, porém sua direção é variável.

04. O vetor velocidade permanece constante durante todo o movimento.

08. A componente horizontal do vetor velocidade permanece constante.

16. A aceleração é nula no ponto mais alto da trajetória do projétil, assim como a componente vertical do vetor velocidade.

32. Quanto maior o ângulo de tiro, em relação à horizontal, maior a distância percorrida na horizontal pelo projétil.

 

 

 

Resoluções