Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

Em todo País, foram criados 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. No Estado de Mato Grosso, o IFMT é resultante da junção de três importantes escolas federais: Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET MT), Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá (CEFET Cuiabá) e Escola Agrotécnica Federal de Cáceres (EAF Cáceres).

Campi: Campus Cuiabá - Octahyde Jorge da Silva  ---  Campus Cuiabá-Bela Vista  ---  Campus São Vicente  --- 

Campus Cáceres  ---  Campus Barra do Garças  ---  Campus Campo Novo do Parecis  ---  Campus Confresa  --- 

Campus Juína  ---  Campus Pontes e Lacerda  ---  Campus Rondonópolis  ---  Campus Sorriso  ---  Campus Várzea Grande. (Em Construção)  ---  Campus Alta Floresta. (Em Construção)  ---  Campus Primavera do Leste.

 

01-(IFMT-MT-012)

Um estudante resolve aproveitar a greve do IFMT, para visitar o  sítio de seu avô. Lá, depara-se com um poço e fica curioso para saber qual é a sua profundidade.

Como não dispõe de nenhuma trena, tem a seguinte idéia: abandonar uma pequena pedra e contar dois segundos até que

ela se choque com a água do poço. Desprezando-se a resistência do ar e considerando a gravidade local igual a

9,8m/s2, pode-se concluir que a profundidade do poço é de:

a) 39,2 m.                      b) 9,8 m.                           c) 19,6 m.                          d) 4,9 m.                                  e) 3,0 m.

 

 02-(IFT-MT)

Em relação à luz, os objetos que nos cercam podem ser fontes, refletores, opacos, transparentes e translúcidos. Sendo assim, a lua cheia, vidro comum, lanterna acesa, papel de seda e uma parede são, respectivamente:

a) fontes, refletores, opacos, transparentes e translúcidos.    b) refletores, fontes, opacos, transparentes e translúcidos.

c) refletores, translúcidos, fontes, transparentes e opacos.    d) refletores, transparentes, fontes, translúcidos e opacos.

e) opacos, transparentes, fontes, translúcidos e refletores.

 

03-(IFT-MT-02)

Uma criança, de massa 30 kg, viaja no carro dos pais, sentada no banco de trás e presa pelo cinto de segurança. Num

determinado momento, o carro atinge a velocidade de 90 km/h.

Nesse instante, a energia cinética dessa criança é:

a) zero, pois ela não tem velocidade.                        

b) igual à energia cinética do conjunto carro mais passageiros.

c) 9.375 J em relação ao carro e zero em relação à estrada.

d) 9.375 J em relação à estrada e zero em relação ao carro.

e) 9.375 J, independentemente do referencial considerado.

 

04-(IFT-MT-012)

Ao abrir uma garrafa de cerveja “bem gelada”, forma-se uma pequena névoa sobre o gargalo. Sabe-se que, no ato de

abrir o recipiente, o gás no seu interior sofre uma expansão rápida. A transformação sofrida pelo gás nesse processo é:

a) isotérmica e a variação da energia interna do gás se mantém constante.

b) isométrica e a variação da energia interna do gás aumenta.

c) isobárica e não há variação da energia interna do gás.

d) adiabática e haverá aumento da energia interna do gás.

e) adiabática e haverá diminuição da energia interna do gás.

 

05-(IFT-MT-012)

Pelo atual conhecimento da Física, nada pode ser mais rápido que a luz e sua velocidade no vácuo pode ser

Considerada constante e igual a 300.000 km/s. Então, o espaço percorrido pela luz no vácuo em 3,3.10-9 s equivale, aproximadamente, a:

a) um centímetro.         b) um metro.            c) um milímetro.               d) um quilômetro.                e) uma milha.

 

06-(IFMT-MT-012)

Observe o circuito elétrico abaixo:

Fazendo uma análise sobre conservação de energia, podemos dizer que as cargas:

a) na bateria, ganham energia de reação química e perdem energia na resistência interna; no motor, perdem energia

para girá-lo e perdem energia em sua resistência interna.

b) na bateria, ganham da reação química e ganham da resistência, pois há aumento de temperatura; no motor, ganham para girá-lo e perdem em sua resistência interna.

c) em ambos os casos, só ganham energia.

d) em ambos os casos, somente perdem energia.

e) nessa situação, não há conservação de energia.

 

07-(IFMT-MT-012)

Atente para os enunciados:

1. “Espontaneamente, o calor flui de um corpo mais quente para um corpo mais frio.”

2. “É impossível, para uma máquina térmica que opere em ciclos, converter integralmente calor em trabalho.”

Eles se referem:

a) à 1ª Lei da Termodinâmica.                       b) à 2ª Lei de Newton.                         c) ao Princípio de Pascal.

d) à Lei de Lentz.                                           e) à 2ª Lei da Termodinâmica.

 

08-(IFMT-MT-012)

Um jovem corre a uma velocidade de 5 m/s em direção a um pássaro, que voa a uma velocidade de 36 km/h na sua

direção.

Se a distância inicial entre eles era de 300 m, supondo constantes as velocidades, em quanto tempo eles se encontrarão?

a) 40 s.                            b) 30 s.                           -c) 20 s.                             d) 10 s.                                  e) 5 s.

 

09-(IFMT-MT-012)

Em 1920, o cientista dinamarquês Hans Christian Oersted verificou a relação entre eletricidade e magnetismo. A

observação feita por ele foi que:

a) os fios condutores percorridos por corrente elétrica de mesmo sentido se atraem.

b) os fios condutores percorridos por correntes de sentido contrário se repelem.

c) sendo percorrido por corrente elétrica, um fio condutor faz defletir a agulha de uma bússola.

d) o fio de cobre é melhor condutor que o fio de alumínio.

e) todo ímã possuirá sempre dois pólos: norte e sul.

 

10-(IFMT-MT-012)

Preocupada com a economia de energia elétrica em sua residência, uma pessoa resolveu conhecer qual seria o consumo

do mês relativo à utilização do seu ferro de passar roupas. Então, se ele foi utilizado 8 dias no mês, em ciclos de 30 minutos, sempre com a potência de 2.000 W, pode-se afirmar que o consumo, em kWh, foi de:

a) 0,8 kwh.                b) 8 kwh.                      c) 80 kwh.                        d) 8,8 kwh.                           e) 880 kwh.

 

 

 

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