Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET-Goiás). Sua Reitoria está instalada em Goiânia.

Possui campi em Goiânia (sede da Reitoria), Jataí, Inhumas, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Formosa e Luziânia.

O Instituto Federal de Goiás oferece educação integrada do ensino médio à pós-graduação, com ênfase para o ensino técnico integrado ao ensino médio, para os cursos superiores de tecnologia, para as engenharias e também para as licenciaturas nas áreas das ciências naturais e das disciplinas técnicas e/ou profissionalizantes.

O Instituto Federal de Goiás continua mantendo a tradição da Escola Técnica Federal de Goiás e do Cefet-Goiás de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade.

 

01-(IFG-GO-012)

Na figura abaixo, um elétron está em queda livre quando adentra em uma região onde existe um campo magnético uniforme de intensidade 10 mT. Durante toda a trajetória da linha A até a linha B, a aceleração da gravidade local é 

1,6 m/s2. Sabendo que a massa do elétron é de 9,1.10-31 kg e que sua trajetória é retilínea e uniforme com velocidade de 3,0. 103 m/s, assinale a alternativa que melhor representa, respectivamente, o módulo do trabalho da força magnética e o módulo do trabalho da força gravitacional, entre as linhas A e B. Dado: e = 1,6 . 10-19 C.

a) 1,44.10-18 J e 4,37.10-32 J                          b) 1,44.10-32 J e 0 J                               c) 0 J e 4,37.10-31 J

d) 0 J e 0 J                                                     e) 1,44.1018 J e 4,37.1032 J

 

02-(IFG-GO-012)

No dia 1º de junho de 2009, o voo 447 da companhia aérea Air France caiu no Oceano Atlântico, entre o Rio de Janeiro e

Paris, vitimando 228 pessoas. Segundo o BEA (sigla em francês para Escritório de Investigação e Análise), uma das causas da queda foi a obstrução das Sondas de Pitot por cristais de gelo.

Disponível em:<http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI253072-15228,00.html>. Acesso em: 05 dez. 2011. [Adaptado].

Um Tubo de Pitot consiste em um corpo afilado acoplado a um manômetro diferencial para medir a diferença de pressão entre os pontos O e A (figura).

Se ρ é a densidade no ponto A,  ρo é a densidade do fluido no tubo em forma de U e h a diferença de nível entre os dois ramos, a velocidade v do escoamento do fluido é descrita como:

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica 2. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

Desta forma, considere um avião em vôo de cruzeiro, com velocidade constante e igual a 720 km/h e a 10.000 m de altitude. Na altitude em questão, g = 9,776 m/s2 e a densidade do ar (externa ao tubo) é 0,4135 kg/m3.

Se a diferença de nível do tubo em U é 2,0 mm, marque a alternativa que representa a densidade do fluido dentro do tubo.

Instruções: Escreva o resultado em notação científica, desconsidere a parte fracionária do resultado e divida o resultado final por 105.

a) 4 kg/m3                      b) 4 g/cm3                       c) 1 kg/m3                      d) 422 kg/m3                       e) 1000 kg/m3

 

03-(IFG-GO-012)

Uma máquina de Carnot opera entre uma fonte quente a 1.770oC e uma fonte fria a 23oC . Marque a alternativa

que fornece o rendimento dessa máquina térmica.

a) 85,5%                     b) 14,5%                        c) 30,4%                         d) 42,2%                              e) 4,5%

 

04-(IFG-GO-012)

As máquinas térmicas são dispositivos que operam sempre em ciclos, isto é, retornam periodicamente às condições

iniciais. Uma maneira de estudá-las é por meio de transformações que ocorrem dentro destes ciclos, representados por um gráfico do comportamento da pressão de um gás de trabalho em função do volume por ele ocupado.

O gráfico a seguir representa um ciclo de uma máquina térmica realizado por um sistema gasoso:

Analise as afirmativas.

I. De A para B ocorre uma expansão isobárica.

II. De B para C o trabalho é motor, ou seja, realizado pelo sistema.

III. A variação de energia interna no ciclo ABCDA é positiva.

IV. No ciclo fechado, ABCDA, não há variação de energia interna e o trabalho total é nulo.

Está(ão) correta(s).

a) Apenas a afirmativa I.                      b) Apenas as afirmativas I e II.                   c) Apenas as afirmativas I e IV.

d) Apenas as afirmativas I, II e III.       e) Apenas as afirmativas I, II e IV.

 

05-(IFG-GO-012)

Cientistas de ponta anunciaram a descoberta de partículas subatômicas que, aparentemente, viajam mais rápido que a velocidade da luz.

O instituto de pesquisa CERN, localizado perto de Genebra, na Suíça, disse que medições feitas durante três anos

revelaram que neutrinos injetados em um receptor em Gran Sasso, na Itália, haviam chegado em média 60 nanossegundos mais rápido do que a luz teria feito. Uma diferença minúscula que poderia, no entanto, minar a teoria da relatividade especial de Albert Einstein, de 1905.

A professora Jenny Thomas, que trabalha com neutrinos no Fermilab, rival do CERN, localizado em Chicago, nos EUA, comentou: "O impacto dessa medição, se estiver correta, seria enorme."

Robert Evans (Reuters). Disponível em: <http://br.reuters.com/ >.

Acesso em: 12 dez. 2011. [Adaptado].

Com base no texto e nos princípios que fundamentam a física, indique a alternativa correta.

a) A única partícula subatômica encontrada com abundância na natureza é o elétron.

b) No modelo atômico de Bohr os prótons e os elétrons se encontram no interior do núcleo atômico e os nêutrons, como possuem carga nula, giram ao redor do denso núcleo. Esse modelo é uma analogia ao sistema planetário heliocêntrico.

c) A força gravitacional entre um elétron e um próton é nula, pois sendo uma partícula elementar o elétron não possui massa.

d) O corpo humano emite radiação na faixa do infravermelho.

e) A luz é uma onda mecânica longitudinal.

 

06-(IFG-GO-012)

Uma onda de matéria se move com velocidade constante de 200 m/s. Sabendo que o seu comprimento de onda é 200 cm,

marque a alternativa que fornece a frequência angular (W) e o período (T) da onda.

a) W = 0,02 rad/s e T = 0,04 s                   b) W= 6,3 . 102 rad/s e T = 0,01 s                        c) W= 0,08 rad/s e T = 0,01 s

d) W= 50 rad/s e T = 0,04 s                     e) W= 6,3 . 10-2 rad/s e T = 100 s

 

07-(IFG-GO-012)

Considere duas partículas de massas a m e, b m com a mesma velocidade, movendo-se conforme demonstrado na figura.

 

As partículas estão em uma posição especular (em relação ao eixo x) e a posição da colisão é exatamente na origem do sistema, coordenada (0,0).

Segundo a teoria das colisões, indique a alternativa correta.

a) Se a massa da partícula A for igual ao dobro da massa da partícula B, ambas se moverão sobre o eixo x após o choque.

b) No esquema da figura, não existe nenhuma probabilidade do choque ocorrer na origem.

c) Se o choque for inelástico, o momento linear não se conserva.

d) Se o choque for perfeitamente inelástico, tanto o momento linear quanto a energia cinética se conservam.

e) Se o choque for perfeitamente inelástico, o momento linear será conservado ao contrário da energia cinética do sistema de partículas.

 

 

 

Resoluções