Composição de Movimentos

Composição de Movimentos

A composição dos movimentos é baseada no Princípio de Galileu ou da Independência dos Movimentos, que pode ser apresentado da seguinte maneira:

Se um corpo apresentar, em relação a um observador, um movimento em duas ou mais direções, esses dois movimentos podem ser estudados separadamente, pois, o movimento em cada direção acontece de maneira independente sem que um influencie no outro.

Mas, esses movimentos tem em comum o fato de terem a mesma duração, ou seja, ocorrerem no mesmo intervalo de tempo.

A seguir, eu coloquei um exemplo, mas existem uma grande variedade de situações diferentes que envolvem composição de movimentos.

Noção de Composição de Movimentos

Você está olhando de cima a carroceria de um caminhão que está em repouso.

 Sobre a carroceria você está vendo uma bola que está se movendo com velocidade, em relação à mesma (carroceria), na direção e sentido indicados na figura. Essa velocidade é chamada de velocidade relativa.

Em seguida, o caminhão adquire movimento retilíneo e uniforme de direção horizontal e sentido para a direita, com velocidade  em relação à Terra. Essa velocidade é chamada de velocidade de arrastamento.

Segundo o princípio da independência de movimentos (Galileu Galilei) a bola apresentará dois movimentos parciais:

O primeiro em relação à carroceria () e o segundo, provocado pelo deslocamento do caminhão

().

A velocidade da bola em relação à Terra (vista por uma pessoa na Terra), que é chamada de velocidade resultante, será , tal que:

 

Existem uma grande quantidade de situações diferentes desta explicada acima e, seria conveniente se você conferisse as resoluções da maioria dos exercícios, exatamente por causa dessas diversidades.

 

Confira os exercícios propostos!