Aplicações Leis de Newton em blocos apoiados ou suspensos

 

Aplicações das Leis de Newton em blocos apoiados ou suspensos​​ sem atrito

 

Leis de Newton aplicadas em movimentos uniformemente variados (a ≠​​ 0 e ​​ ≠ 0),​​ sem atrito

 

Corpos apoiados

 

​​  Bloco de massa m apoiado num plano horizontal sem atrito sujeito à uma força externa ,

paralela ao plano,​​ que lhe imprime uma aceleração 

​​ Bloco​​ de massa m apoiado num plano horizontal​​ sem atrito com​​ aceleração ​​ originada por uma​​ força externa ,​​ que forma um ângulo α com a​​ horizontal.

Observe​​ atentamente​​ a sequência de​​ figuras abaixo:

 

 

Observação:

 

 

Corpos suspensos

 

No esquema abaixo,​​ não há atrito,​​ os fios e as polias são ideais e como mB > mA o​​ sistema​​ se move no sentido horário, com aceleração a.  A​​ massa​​ da​​ polia​​ é desprezível.

Observaçaõ:

 

O que você deve saber

 

Procure entender todas as​​ informações acima

Coloque as forças sempre na​​ direção do movimento​​ (que influem no movimento) e as outras, apenas se for pedido e, em seguida utilize para​​ cada bloco​​ a equação da lei fundamental da dinâmica  = m.a.

 

Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre Aplicações das Leis de Newton em blocos apoiados ou suspensos​​ sem atrito

 

01-​​ (UCS​​ -​​ RS) 

 A​​ superfície​​ sobre a qual desliza o conjunto é​​ horizontal​​ e​​ sem atrito.​​ Considere​​ g​​ =​​ 10​​  e​​ determine:

a) ​​ a​​ intensidade​​ da​​ força​​ que​​ A aplica em B

b)​​ a intensidade​​ da​​ força​​ que​​ B aplica em A

c)​​ a intensidade​​ da​​ força resultante​​ sobre​​ cada bloco.

Resolução:

a)​​ Como​​ não existe atrito,​​ por​​ maior​​ que seja a massa do​​ sistema​​ (dos dois blocos)​​ e a​​ força aplicada​​ o​​ sistema​​ sempre se moverá,​​ no caso, para a direita.​​ 

Colocando as​​ forças​​ que agem sobre​​ cada bloco​​ apenas na​​ direção do movimento​​ (forças horizontais), já que​​ não existe movimento vertical​​ (não sobe nem desce)

c)​​ Veja figura​​ abaixo:

 

02-​​ (fisicaevestibular) 

Os​​ três blocos​​ P, Q e R​​ da​​ figura abaixo​​ encontram-se em​​ repouso sobre uma​​ superfície plana, horizontal​​ e​​ perfeitamente lisa.

Resolução:

Colocando as​​ forças​​ horizontais​​ que influem no​​ movimento​​ que é​​ horizontal​​ e para a​​ direita​​ (não existe atrito):

 

03-​​ (FCC​​ -​​ BA) 

​​ 

Quatro blocos​​ M, N, P e Q​​ deslizam sobre uma​​ superfície horizontal,​​ empurrados por uma​​ força , conforme o​​ esquema abaixo.

A​​ força de atrito​​ entre os blocos e a superfície é​​ desprezível​​ e a​​ massa​​ de​​ cada bloco​​ vale​​ 3,0​​ kg.​​ Sabendo-se que a​​ aceleração​​ escalar dos blocos vale​​ 2,0​​ ,​​ a​​ força do bloco M sobre o bloco N​​ é,​​ em​​ newtons,​​ igual a:

a)​​ zero

b)​​ 6,0

c)​​ 12

d)​​ 18

e)​​ 24

Resolução:

Vamos achar a​​ intensidade de ,​​ considerando os​​ 4 blocos como um só,​​ de​​ massa M​​ =​​ 4x3 =​​ 

 

04-​​ (FATEC​​ -​​ SP) 

​​ 

Dois blocos​​ A e B​​ de​​ massas 10 kg e 20 kg, respectivamente, unidos por um​​ fio​​ de​​ massa desprezível,​​ estão em​​ repouso​​ sobre um​​ plano horizontal sem atrito.​​ 

Uma​​ força,​​ também​​ horizontal,​​ de​​ intensidade F = 60N​​ é aplicada no​​ bloco B,​​ conforme​​ mostra a figura.

O​​ módulo da força de tração​​ no fio que une os dois blocos, em​​ newtons,​​ vale

a)​​ 60

b​​ 50

c)​​ 40

d)​​ 30

e)​​ 20

Resolução:

Em​​ fios​​ a​​ força​​ é de​​ tração :

R- E

 

05-​​ (F.M.Itajubá​​ -​​ MG) 

​​ 

Três blocos​​ são​​ atados​​ por fios ideais e​​ puxados no espaço interestelar,​​ onde​​ inexiste gravidade,​​ com uma​​ aceleração  de módulo 10​​ .

Resolução:

 

06-​​ (FUVEST​​ -​​ SP) 

a)​​ Determine a​​ aceleração​​ do conjunto​​ e a​​ intensidade​​ da​​ força de tração​​ no fio.

b)​​ Supondo que num​​ certo instante, após iniciado o movimento,​​ o​​ fio de ligação se rompa, o que​​ acontecerá com os movimentos dos corpos A e B?

Resolução:

sobre ele torna-se nula,​​ ele fica em​​ equilíbrio dinâmico​​ e segue em​​ MRU com velocidade constante ​​ (que tinha no instante do rompimento),​​ até se chocar com a polia.

​​ em queda livre com aceleração​​ igual â​​ da gravidade.

 

07- (UNIFESP-SP) 

Na representação da​​ figura,​​ o​​ bloco A​​ desce verticalmente e​​ traciona o bloco B,​​ que se movimenta em um​​ plano horizontal​​ por meio de um​​ fio inextensível.​​ 

Considere desprezíveis as​​ massas do fio​​ e da​​ roldana​​ e todas as​​ forças de resistência​​ ao movimento.

Suponha que, no​​ instante representado na figura,​​ o​​ fio se quebre.​​ 

Pode-se​​ afirmar​​ que, a partir​​ desse instante,

a)​​ o​​ bloco A​​ adquire aceleração​​ igual à da gravidade; o​​ bloco B​​ para.

b) o​​ bloco A​​ adquire aceleração​​ igual à da gravidade; o​​ bloco B​​ passa a se mover com​​ velocidade constante.

c) o​​ bloco A​​ adquire aceleração​​ igual à da gravidade;​​ o​​ bloco B​​ reduz sua​​ velocidade e tende a parar.

d) os​​ dois blocos​​ passam a se mover com​​ velocidade constante.

e) os​​ dois blocos​​ passam a se mover com a​​ mesma aceleração.

Veja resolução do exercício anterior

R- B

 

08-​​ (PUC​​ -​​ SP) 

Uma​​ caminhonete​​ de​​ 2.000​​ kg​​ tenta resgatar um​​ caixote​​ a partir de um precipício, usando um​​ cabo inextensível​​ que liga o​​ veículo​​ ao​​ objeto,​​ de massa 80​​ kg.​​ 

Considere a​​ polia ideal.​​ Se o​​ caixote​​ sobe com aceleração de 1​​ ,​​ responda:​​ (g​​ =​​ 10​​ )

a)​​ Qual a​​ força​​ que​​ movimenta a caminhonete?

b)​​ O​​ cabo suporta​​ no​​ máximo​​ uma​​ tração de 2.000​​ N.​​ Será possível o​​ resgate​​ com essa​​ aceleração​​ sem que​​ ele arrebente?

Resolução:

 

09- (FUVEST - SP) 

Um​​ carrinho A​​ de​​ 20​​ kg de massa​​ é unido a um​​ bloco B​​ de​​ 5​​ kg​​ por meio de um​​ fio leve e inextensível,​​ conforme a​​ figura.

Inicialmente o​​ sistema​​ está em​​ repouso,​​ devido à presença do​​ anteparo C​​ que​​ bloqueia​​ o​​ carrinho A.​​ (g​​ =​​ 10​​ ).

a)​​ Qual o​​ valor​​ da​​ força​​ que o​​ anteparo C exerce sobre o carrinho A?

b)​​ Retirando​​ C,​​ com que​​ aceleração o carrinho A se movimenta?

Resolução:​​ 

PA​​ = mA.g​​ = 20.10 ​​ ​​ PA​​ = 200 N

PB​​ =​​ mB.g​​ = 5.10 ​​ ​​ PB​​ = 50 N

a)​​ Com o​​ anteparo C​​ que​​ bloqueia​​ o​​ carrinho​​ A, o​​ sistema​​ está​​ em​​ repouso. 

Colocando as​​ forças​​ que agem sobre os​​ corpos​​ na direção do movimento​​ e sendo​​ ​​ a​​ força​​ que o​​ anteparo​​ exerce​​ sobre A,​​ impedindo-o de ir para a​​ direita.

b)​​ retirando-se o​​ anteparo C,​​ N deixa de agir sobre A​​ e o​​ sistema​​ se move no​​ sentido horário​​ com​​ aceleração​​ de​​ intensidade​​ a.

 

10-​​ (fisicaevestibular) 

​​ 

Na​​ figura abaixo os blocos 1, 2 e 3​​ tem​​ massas m1​​ =​​ 40​​ kg, m2​​ =​​ 20​​ kg​​ e​​ m3​​ =​​ 60​​ kg.​​ 

Considere os​​ fios A e B​​ e a​​ polia​​ ideais, despreze todos os​​ atritos​​ e​​ calcule:

a)​​ a​​ aceleração​​ do​​ sistema       

b)​​ a​​ intensidade​​ da​​ força​​ de​​ tração​​ no​​ fio B

Resolução:

a)​​ Colocando as​​ forças​​ que atuam sobre o​​ sistema​​ (os 3 corpos) apenas na​​ direção do movimento):

 

11-​​ (UERJ​​ -​​ RJ) 

Os​​ corpos​​ A e B,​​ ligados ao​​ dinamômetro​​ D​​ por fios inextensíveis, deslocam-se em​​ movimento uniformemente acelerado.​​ 

Observe​​ a representação desse​​ sistema,​​ posicionado sobre a bancada de um laboratório.

A​​ massa de A​​ é igual a​​ 10 kg​​ e a​​ indicação​​ no​​ dinamômetro​​ é igual a​​ 40 N.

Desprezando qualquer atrito e as massas das roldanas e dos fios,​​ estime​​ a​​ massa de B.​​ 

(g​​ =​​ 10​​ ).

Resolução:

O​​ dinamômetro​​ indica a​​ força de​​ tração​​ no fio​​ em que ele está​​ inserido​​ que é de​​ T =​​ 40​​ N​​ e as​​ forças sobre o sistema​​ estão indicadas na​​ figura.

 

12-​​ (MACKENZIE​​ -​​ SP) 

O​​ sistema abaixo​​ é constituído por​​ fios e polias ideais,​​ num local onde​​ g​​ =​​ 10​​ .

 Desprezando-se qualquer tipo de​​ resistência​​ e​​ abandonando-se o conjunto quando o corpo A se encontra na posição X,​​ a sua​​ velocidade, ao passar por Y,​​ é, em​​ m/s:

a)​​ 0,50

b)​​ 2,5

c)​​ 5,0

d)​​ 50​​ 

e)​​ 7,0

Resolução:

R- A

 

13-​​ (ITA​​ -​​ SP) 

​​ 

O​​ arranjo experimental​​ esquematizado​​ na​​ figura​​ consiste de uma​​ roldana​​ por onde passa um​​ fio perfeitamente flexível​​ e sem​​ peso.​​ 

Este​​ fio​​ sustenta em uma de suas extremidades a​​ massa de 10kg​​ e na​​ outra,​​ um​​ dinamômetro​​ no qual está pendurada uma​​ massa de 6kg.​​ 

A​​ roldana​​ pode girar sem atrito e sua​​ massa,​​ bem como a do​​ dinamômetro, é desprezível​​ em relação àquela do sistema.

O​​ sistema,​​ a​​ partir do repouso,​​ vai se movimentar pela ação da gravidade.​​ 

Sendo​​ g​​ =​​ 10​​ ,​​ determine:

a)​​ o​​ módulo​​ da​​ aceleração​​ de​​ cada bloco     

b)​​ a​​ intensidade​​ da​​ força,​​ em newtons,​​ indicada pelo dinamômetro.

Resolução:

Colocando as​​ forças​​ que agem sobre​​ cada bloco​​ e​​ tirando o dinamômetro,​​ pois sua​​ massa é desprezível.

 

14-​​ (Academia militar de Agulhas Negras – AMAN – RJ) 

​​ 

No​​ sistema​​ apresentado na​​ figura,​​ não há forças de atrito e o fio tem massa desprezível.​​ 

(g​​ =​​ 10​​ ).

Resolução:

Colocando as​​ forças​​ e lembrando que as​​ duas polias são fixas​​ e​​ transmitem integralmente​​ a intensidade da​​ força de tração T​​ através do fio que une os dois blocos.

 

15- (FUVEST - SP) 

Um​​ sistema mecânico​​ é formado por​​ duas polias ideais​​ que suportam​​ três corpos​​ A, B e C​​ de​​ mesma massa m,​​ suspensos por​​ fios ideais​​ como representado na​​ figura.

 O​​ corpo B​​ está​​ suspenso simultaneamente por dois fios,​​ um ligado a A e outro a C.​​ 

Podemos​​ afirmar​​ que a​​ aceleração do corpo B​​ será:

a)​​ zero           

b)​​ (​​ g3)​​ para baixo            

c)​​ (​​ g3)​​ para cima           

d)​​ (​​ 2g3)​​ para baixo           

e)​​ (​​ 2g3) ​​​​ para cima

Resolução:

Colocando​​ todas​​ as forças​​ e, como as​​ massas são iguais, a​​ força de​​ tração (T)​​ em​​ cada fio é a mesma. 

R- C

 

16- (UFRRJ - RJ) 

​​ 

Em uma​​ obra,​​ realizada na cobertura de um prédio, há um​​ sistema para subir e descer material​​ entre o​​ térreo e o último andar​​ através de​​ baldes e cordas.

Um dos operários, interessado em Física, colocou um​​ dinamômetro​​ na extremidade de uma​​ corda.​​ Durante o​​ transporte de um dos baldes,​​ ele percebeu que o​​ dinamômetro​​ marcava​​ 100 N​​ com o balde em​​ repouso​​ e​​ 120 N​​ quando o​​ balde​​ passava por um​​ ponto A no meio do trajeto.

(considere​​ g​​ =​​ 10​​ )

a)​​ Determine a​​ aceleração do balde​​ nesse instante​​ em que ele​​ passa pelo ponto A.

b)​​ É possível concluir se,​​ nesse instante,​​ o​​ balde​​ está​​ subindo ou descendo?​​ Justifique.

Resolução:     

 

17- (UNESP​​ -​​ SP) 

Resolução:

A​​ aceleração​​ a​​ de​​ cada bloco​​ em cada caso​​ é a mesma,​​ pois​​ a​​ intensidade​​ F​​ é a mesma​​ e​​ a massa​​ do​​ sistema​​ (3m)​​ é a mesma.

R- A

 

18- (UNESP - SP) 

Uma​​ barra AC​​ homogênea​​ de​​ massa m​​ e​​ comprimento L,​​ colocada numa​​ mesa​​ lisa e horizontal,​​ desliza​​ sem girar sob ação de​​ uma força​​ ,​​ também​​ horizontal,​​ aplicada na sua​​ extremidade esquerda. 

Resolução:

 

  19-​​ (UNESP​​ -​​ SP) 

Dois blocos​​ estão​​ suspensos​​ em um campo gravitacional de​​ aceleração g, por​​ duas cordas​​ A e B​​ de massas desprezíveis, como indica​​ a figura.

Determine​​ as​​ tensões em cada corda​​ nos​​ seguintes casos:

a)​​ os​​ corpos​​ são mantidos​​ suspensos em repouso pela força .

b)​​ os​​ corpos​​ são submetidos a uma​​ força​​  tal que os​​ acelera a 2,0​​ ,​​ para cima.

Resolução:

a)​​ O​​ sistema​​ (os dois blocos e o fio)​​ estão em​​ equilíbrio estático​​ “repouso, V = 0”​​ (força resultante nula).

 

20-​​ (UFRJ​​ -​​ RJ) 

Analise as​​ figuras a seguir​​ e leia com atenção o​​ texto.

Dois blocos​​ de​​ massas m e M,​​ sendo​​ M​​ >​​ m​​ estão em​​ repouso​​ e em contato um ao lado do outro, sobre uma​​ superfície plana.​​ 

Se​​ empurrarmos​​ um​​ dos blocos com uma​​ força F,​​ paralela à superfície, o​​ conjunto​​ irá mover-se com uma dada aceleração.

Determine se​​ faria diferença​​ para as​​ magnitudes​​ da​​ aceleração do conjunto​​ e das​​ forças de contato​​ entre os blocos, se​​ tivéssemos empurrado o outro bloco.

Resolução:

A​​ aceleração​​ é a​​ mesma nas duas situações,​​ pois as​​ massas​​ (M +m)​​ e a​​ força​​ F​​ aplicada​​ são as mesmas.

A​​ força de contato​​ N​​ será​​ maior na situação do conjunto 1,​​ pois o​​ bloco da esquerda​​ terá que​​ empurrar​​ uma​​ massa maior​​ para manter a mesma​​ aceleração.

 

21- (UNESP - SP) 

​​ 

Desprezando o efeito de​​ forças resistivas,​​ calcule a​​ aceleração máxima​​ do​​ conjunto, a fim de​​ evitar o rompimento​​ de um​​ dos cabos.

Resolução:

Colocando as​​ forças​​ nas barcaças​​ apenas na direção do movimento:

 

22-​​ (UNESP​​ -​​ SP) 

Resolução:

Bloco A de​​ massa mA​​ com​​ aceleração​​ a​​ devido à​​ ação da​​ força​​ constante de​​ intensidade​​ F​​ 

 

23- (IFFCT​​ –​​ RJ)

Em uma gincana de escola, um professor de física propôs um​​ desafio​​ sobre uma​​ superfície​​ de uma​​ mesa,​​ muito lisa​​ (considere sem atrito),​​ onde estão​​ dois blocos​​ de madeira de​​ 1,0​​ kg cada, e​​ entre eles, é colocado um​​ ovo​​ de galinha.

O desafio é​​ empurrar um dos blocos,​​ a​​ partir do repouso,​​ para que​​ todo o sistema chegue​​ até o outro lado da mesa o​​ mais rápido possível,​​ sem que o ovo se quebre.

Um​​ esquema​​ é mostrado na​​ figura abaixo:

Sabemos que foram realizados alguns​​ testes​​ e foi​​ constatado​​ que,​​ nesta posição, o ovo se​​ rompe quando pressionado por uma força equivalente à força peso de um objeto de 840​​ g.

Sabe-se também que a​​ distância total do percurso​​ da gincana sobre a mesa é de​​ 1,44​​ que a​​ massa​​ do​​ ovo​​ é​​ 50​​ g.

Adotando​​ g​​ = 10 , assinale a​​ alternativa​​ que corresponde ao​​ melhor tempo possível​​ que pode​​ ser feito nessa prova sem que o ovo se quebre:

R- C

 

24- (UNESP - SP)

Em uma obra, para permitir o​​ transporte de objetos para cima,​​ foi montada uma​​ máquina​​ constituída por uma​​ polia, fios​​ e​​ duas plataformas​​ A e B​​ horizontais, todos de massas desprezíveis,​​ 

como mostra​​ a figura.

Um​​ objeto​​ de​​ massa m = 225 kg,​​ colocado na​​ plataforma A,​​ inicialmente em​​ repouso no solo,​​ deve ser levado​​ verticalmente para cima​​ e​​ atingir​​ um ponto​​ a 4,5 m de altura,​​ em movimento​​ uniformemente acelerado, num​​ intervalo de tempo de 3 s.

A​​ partir daí,​​ um​​ sistema de freios​​ passa a atuar, fazendo a​​ plataforma A parar na posição onde o objeto será descarregado.

Considerando g = 10​​ , desprezando os efeitos do ar sobre o sistema e os atritos durante o movimento acelerado, a​​ massa M, em kg, do corpo​​ que deve ser colocado na​​ plataforma B​​ para​​ acelerar​​ para cima a​​ massa m​​ no​​ intervalo de 3 s​​ é igual a

a)​​ 275

b)​​ 285

c)​​ 295

d)​​ 305

e)​​ 315

Resolução:

R- A

 

25- (UFMG - MG) 

A​​ figura​​ mostra uma​​ corrente​​ formada por​​ três elos.​​ 

A​​ massa​​ de​​ cada elo​​ é de​​ 100​​ g​​ e uma​​ força vertical  puxa essa​​ corrente​​ para​​ cima.​​ 

A​​ corrente​​ sobe​​ com uma​​ aceleração​​ de​​ 3,0​​ .

Considerando​​ essas informações​​ calcule:

a)​​ o​​ módulo​​ da​​ força ​​ que puxa a corrente.

b)​​ o​​ módulo​​ da​​ força resultante​​ que atua sobre o​​ elo do meio.

c)​​ o​​ módulo​​ da​​ força​​ que o​​ elo do meio​​ faz sobre o​​ elo de baixo.

Resolução:

c)​​ O​​ módulo​​ da​​ força​​ que o​​ elo do meio​​ faz sobre o​​ elo de baixo​​ é a​​ força​​ de​​ tração T​​ que eles trocam entre si.

 

 

26- (UFRN - RN)

 Uma​​ corrente​​ constituída de​​ sete anéis, cada um com​​ massa de 200g,​​ está sendo​​ puxada verticalmente​​ para​​ cima,​​ com​​ aceleração​​ constante de​​ 2,0​​ .​​ 

A​​ força​​ para​​ cima​​ no​​ anel do meio​​ é:​​ (g​​ =​​ 10​​ ).

a)​​ 16,8 N

b)​​ 9,6 N

c)​​ 8,4​​ N

d)​​ 2,4 N

e)​​ 1,6 N

Resolução:

R- B

 

27- (PUC- PR – MEDICINA)

A máquina de Atwood é um dispositivo utilizado para levantar carga, comumente sendo visto na construção civil. O arranjo deste dispositivo é bastante simples, consiste basicamente em dois recipientes presos cada um em uma das pontas de uma corda que, por sua vez, passa para uma roldana presa ao teto do ambiente onde será utilizado.


De posse da massa , podemos encontrar a aceleração na segunda situação do enunciado.

Novamente construindo um diagrama de forças:

 

 

 

                                     

 

 

 

 

 

 ​​ 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicações das Leis de Newton em blocos apoiados ou suspensos

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