Energia

 

Energia​​ 

(Transformações de energia –​​ Conteúdo muito solicitado no ENEM​​ -​​ Confira pelos exercícios)

 

Podemos definir energia como sendo a propriedade​​ que determinado​​ corpo ou sistema​​ possui​​ que lhe permite realizar trabalho.

Assim, um corpo ou sistema​​ qualquer​​ que realiza ou é capaz de realizar trabalho,​​ possui​​ energia. 

Exemplos:

​​ 

Esses diferentes tipos de energia podem ser transformados​​ de uma​​ modalidade em outra,​​ por meio de​​ processos naturais ou artificiais e que​​ obedecem​​ a um dos​​ princípios mais importantes da Física​​ e que​​ é válido sempre  o princípio da conservação da energia.

Tipos de Energia

 

​​  Energia Mecânica ​​  é composta da energia cinética e da energia potencial.

​​ Energia Cinética ​​ é a energia​​ que um​​ corpo possui​​ quando está em​​ movimento,​​ pois nesse​​ 

caso é​​ capaz de realizar trabalho,​​ efetuando um deslocamento ou produzindo uma deformação​​ em outro corpo.

​​ Energia Potencial ​​ é a energia que um​​ corpo​​ possui armazenada quando se encontra​​ numa determinada posição e que pode ser liberada transformando-se em outro tipo de energia.

Assim, quando um​​ corpo​​ se encontra em determinada​​ altura​​ ele possui​​ energia potencial

gravitacional armazenada​​ e que liberada, pode adquirir​​ energia cinética​​ ao​​ cair e entrar​​ em movimento.

Um corpo preso a uma​​ mola comprimida possui energia​​ potencial elástica armazenada​​ e que pode se​​ transformar​​ em energia cinética​​ quando a​​ mola for distendida​​ e fizer o​​ corpo entrar​​ em​​ movimento.

 

 ​​ ​​ Energia elétrica ​​  Como toda energia é a propriedade que um sistema possui de realizar trabalho, podemos definir energia elétrica como a​​ capacidade​​ de uma corrente elétrica de realizar trabalho, como por exemplo,​​ um​​ carrinho​​ se deslocando através​​ de um motor elétrico

(energia elétrica em mecânica), uma lâmpada sendo acesa ao ser percorrida por uma​​ corrente elétrica (energia elétrica e luminosa e térmica)​​ ou uma corrente elétrica percorrendo a resistência d

e um chuveiro (energia elétrica em térmica), etc.                                

 

  ​​​​ Energia Térmica  ​​ ​​ trata-se de uma forma​​ de​​ energia que está associada à temperatura de um​​ corpo​​ onde seus átomos estão em constante movimento de agitação,​​ ao qual denominamos vibração térmica, que é responsável pela energia térmica do corpo.

Quanto maior a agitação térmica, maior será o movimento vibratório dos átomos e consequentemente maior​​ será sua​​ temperatura que é o que ocorre, por exemplo, com a resistência

elétrica de um chuveiro que, ao ser percorrida por uma​​ corrente elétrica, aumenta o movimento vibratório de seus átomos,​​ ficando​​ incandescente e liberando calor​​ (energia elétrica em térmica).

 

​​  Energia Química ​​  é aquela que é liberada numa​​ reação química,​​ proveniente da quebra de ligações entre átomos.

Assim,​​ quando ligamos o motor de um​​ carro,​​ energia química da​​ bateria​​ se transforma​​ em​​ energia elétrica,​​ que produzirá​​ trabalho​​ fazendo​​ girar o motor.

 Após o carro entrar em movimento, parte da​​ energia potencial​​ química da gasolina se transformará

em​​ energia cinética moverá os pistões que fazem as​​ rodas girarem,​​ colocando o​​ carro​​ em

movimento e parte será dissipada sob forma de térmica e sonora.

 

 

 Energia Sonora​​  é​​ transmitida​​ através das ondas sonoras que são ondas​​ mecânicas

(necessitam de um meio material para se propagar) longitudinais (a direção de vibração coincide com a direção de propagação). Não se propagam no vácuo.

São produzidas por qualquer movimento vibratório e​​ expandem-se​​ no espaço (três dimensões) por meio de compressões e rarefações,​​ até chegarem aos nossos ouvidos,​​ onde os tímpanos, por

ressonância,​​ são induzidos a vibrar​​ com a mesma frequência​​ da fonte e nos causam a sensação fisiológica do som.

faixa média de frequências​​ audíveis para um ouvido humano normal varia de 20Hz até 20.000Hz.

Ondas com frequências​​ inferiores​​ a 20Hz são os​​ infrassons​​ e​​ superiores​​ a 20.000Hz são os​​ ultrassons.

As ondas infrassônicas​​ e​​ ultrassônicas​​ não são​​ audíveis pelo ouvido humano.​​ 

Os ultrassons podem ser ouvidos por certos animais como​​ morcego e o cão​​ e também​​ utilizados na medicina​​ (ecocardiografia,​​ ultrassonografia​​ obstétrica,​​ etc.)

 

 

O que você deve saber,​​ informações e dicas

 

 “A energia não pode ser criada ou destruída, somente transformada” 

quantidade total de energia antes das​​ transformações​​ é sempre igual à quantidade total de energia depois das transformações. ​​ 

 

 Observe atentamente o esquema abaixo que mostra, por processos naturais e artificiais de que maneira a energia solar​​ se transforma em energia elétrica. Assunto​​ muito solicitado​​ pelo​​ ENEM.

1. A energia solar aquece as águas do oceano

2. A energia solar se transforma em térmica, aquecendo as águas do mar que se vaporizam.

3. O vapor de água sobe

4. O vapor de água esfria, se condensa na forma de gotículas e forma as nuvens

5. O vapor de água sob a forma de nuvens, é transportado para o continente se condensa, as gotas ficam pesadas e caem sob a forma de chuva.

6. Certa quantidade das águas da chuva é coletada pelo solo aumentando o volume dos rios e lagos. O resto retorna ao oceano pelos rios.

7. Barragens que represam as águas dos rios formando lagos artificiais que, através de desníveis hidráulicos naturais ou artificiais efetuam a captação e condução da água até a turbina.

8. Na central elétrica a água faz a turbina girar, que por sua vez aciona o gerador, produzindo assim, energia elétrica. Essa energia elétrica, através da torre de transmissão é transportada pelas linhas de transmissão até o consumidor.

Exercícios​​ do​​ ENEM​​ sobre​​ energia​​ e​​ suas transformações

 

01-​​ (ENEM​​ -​​ MEC)

diagrama abaixo​​ representa a energia solar​​ que atinge a​​ Terra​​ e sua​​ utilização na geração de eletricidade.​​ 

energia solar​​ é responsável pela​​ manutenção do ciclo da água,​​ pela​​ movimentação do ar,​​ e pelo​​ ciclo do carbono​​ que ocorre através da​​ fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres vivos, além da​​ formação de combustíveis fósseis.

 De acordo com este​​ diagrama,​​ uma das modalidades de produção de energia elétrica​​ envolve combustíveis fosseis.​​ 

A​​ modalidade de produção,​​ o​​ combustível​​ e a​​ escala de tempo típica associada à formação desse combustível​​ são, respectivamente,

a)​​ hidroelétricas – chuvas – um dia                                            

b)​​ hidroelétricas – aquecimento do solo – um mês

c)​​ termoelétricas – petróleo – 200 anos                                      

d)​​ termoelétricas – aquecimento do solo – um milhão de anos

e)​​ termoelétricas – petróleo – 500 milhões de anos

Resolução:

 Combustíveis fósseis são​​ substâncias compostas por carbono,​​ usadas como​​ fonte de energia

Como por exemplo,​​ carvão mineral, petróleo e gás natural,​​ derivados de​​ plantas e vegetais mortos,​​ soterrados com os sólidos que formam as​​ rochas sedimentares​​ e​​ são responsáveis por​​ cerca de 85%​​ da​​ energia produzida no mundo.

 Nas​​ usinas termoelétricas, é​​ comum o uso do​​ petróleo, combustível fóssil​​ cujo​​ período de formação é elevadíssimo​​ (milhões de anos).

 R- E

 

02-​​ (ENEM​​ -​​ MEC)

diagrama abaixo​​ representa a energia solar​​ que atinge a​​ Terra​​ e sua​​ utilização na geração de eletricidade.​​ 

energia solar​​ é responsável pela​​ manutenção do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono​​ que ocorre através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres vivos,​​ além da​​ formação de combustíveis fósseis.

No​​ diagrama​​ estão representadas as​​ duas modalidades mais comuns de usinas elétricas, as​​ hidroelétricas e as termoelétricas.

No​​ Brasil,​​ a​​ construção de usinas hidroelétricas​​ deve ser​​ incentivada​​ porque essas

I.​​ utilizam​​ fontes renováveis,​​ o que​​ não ocorre​​ com as​​ termoelétricas​​ que utilizam fontes que​​ necessitam de bilhões de anos para serem reabastecidas.

II.​​ apresentam​​ impacto ambiental nulo,​​ pelo​​ represamento das águas​​ no curso​​ normal​​ dos rios.

III. aumentam​​ o​​ índice pluviométrico da região de seca do Nordeste,​​ pelo​​ represamento de águas.

Das​​ três afirmações lidas, somente

a) I​​ está​​ correta.                    

b)​​ II​​ está​​ correta.                        

c) III​​ está​​ correta.                         

d)​​ I e II estão corretas.

e)​​ II e III estão corretas.

Resolução: 

I. correta ​​   como o​​ Brasil​​ possui as​​ mais imensas, abundantes e extensas quantidades de bacias hidrográficas​​ do planeta Terra,​​ essas devem ser aproveitadas com a construção de usinas hidrelétricas,​​ pois essa​​ imensa quantidade de água​​ constitui​​ fontes renováveis.

II. Falsa ​​​​   o​​ represamento​​ de água no​​ curso normal dos rios,​​ provocado pelas​​ grandes hidrelétricas​​ apresenta​​ impactos ambientais  ​​ inunda áreas florestais​​ prejudicando a​​ flora e a fauna terrestres com a perda de vegetação, acidifica as águas, etc.

III. Falsa ​​   a​​ evaporação da água de uma represa​​ é​​ muito pequena​​ para provocar​​ chuvas.

R- A

 

03- (ENEM - MEC)

O​​ diagrama abaixo​​ representa a​​ energia solar​​ que atinge a​​ Terra​​ e sua​​ utilização na geração de eletricidade.​​ 

energia solar​​ é responsável pela​​ manutenção do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono​​ que ocorre através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres vivos,​​ além da​​ formação de combustíveis fósseis.

De​​ acordo​​ com o​​ diagrama,​​ a​​ humanidade aproveita,​​ na forma de​​ energia elétrica,​​ uma​​ fração​​ da​​ energia recebida como radiação solar,​​ correspondente a:

R- B

 

04-​​ (ENEM​​ -​​ MEC)

A​​ tabela a seguir​​ apresenta alguns​​ exemplos de processos, fenômenos ou objetos​​ em que ocorrem​​ transformações de energia.​​ 

Nessa​​ tabela,​​ aparecem as​​ direções​​ de​​ transformação de energia.​​ 

Por​​ exemplo, o​​ termopar​​ é​​ um​​ dispositivo​​ onde​​ energia térmica​​ se transforma em​​ energia elétrica.

Dentre os processos indicados na tabela,​​ ocorre conservação de energia

a)​​ em​​ todos os processos.                    

b)​​ somente nos processos​​ que envolvem transformações de energia sem dissipação de calor.

c) somente nos processos​​ que envolvem transformações de energia mecânica.

d) somente nos processos​​ que não envolvem energia química.

e) somente nos processos​​ que não envolvem nem energia química nem energia térmica.

Resolução:

 A​​ energia​​ não é​​ criada nem destruída,​​ apenas transformada​​ portanto, conserva-se em todos os processos​​ (Principio da Conservação da Energia).

R- A

 

05-​​ (ENEM​​ -​​ MEC) 

​​ 

Deseja-se​​ instalar uma estação de geração de energia elétrica​​ em um município localizado no​​ interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas​​ de difícil acesso.​​ 

A cidade é​​ cruzada por um rio,​​ que é​​ fonte de água para consumo,​​ irrigação das lavouras de subsistência e pesca.

Na​​ região, que possui​​ pequena extensão territorial,​​ a​​ incidência solar é alta o ano todo.​​ 

A​​ estação​​ em questão​​ irá abastecer apenas o município apresentado.

Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada​​ para ser​​ implantada nesse município de modo a causar o​​ menor impacto ambiental?

a)​​ Termelétrica, pois é possível​​ utilizar a água do rio​​ no sistema de refrigeração. 

b)​​ Eólica,​​ pois a geografia do local​​ é própria para a captação​​ desse tipo de energia. 

c)​​ Nuclear,​​ pois o modo de​​ resfriamento de seus sistemas​​ não afetaria a população. 

d)​​ Fotovoltaica,​​ pois é​​ possível aproveitar a energia solar​​ que chega à superfície do local. 

e) Hidrelétrica,​​ pois o rio que corta o município​​ é suficiente para abastecer​​ a usina construída.

Resolução 

 O​​ enunciado​​ exige menor impacto ambiental ​​   já que a​​ incidência solar na região é alta,​​ a​​ melhor forma​​ para​​ obtenção de energia​​ é a​​ fotovoltaica​​ (geração de energia elétrica com energia renovável do Sol) 

R- D 

 

06- (ENEM - MEC) 

As​​ fontes de energia​​ que utilizamos são chamadas de​​ renováveis e não renováveis.​​ 

As renováveis​​ são aquelas que podem ser​​ obtidas por fontes naturais capazes de se recompor com facilidade em pouco tempo,​​ dependendo do​​ material do combustível.

As​​ não renováveis​​ são​​ praticamente impossíveis de se regenerarem​​ em relação à​​ escala de tempo humana.​​ Elas​​ utilizam-se de recursos naturais existentes​​ em quantidades​​ fixas​​ ou que​​ são consumidos mais rapidamente​​ do que a​​ natureza pode produzi-los.

A​​ seguir,​​ temos​​ algumas formas de energia​​ e suas​​ respectivas fontes.

Assinale a​​ alternativa​​ que apresenta​​ somente as formas de energias renováveis.

a)​​ solar, térmica e nuclear.  

b)​​ maremotriz, solar e térmica.    

c)​​ hidráulica, maremotriz e solar.  

d)​​ eólica, nuclear e maremotriz.

e)​​ hidráulica, térmica e nuclear.

Resolução:

Veja​​ figuras abaixo:

R- C

 

07-​​ (ENEM​​ - MEC)

 A​​ figura​​ a seguir ilustra uma​​ gangorra de brinquedo​​ feita com uma​​ vela.​​ 

A​​ vela é acesa​​ nas​​ duas extremidades​​ e, inicialmente,​​ deixa-se uma das extremidades mais baixa que a outra.​​ 

A​​ combustão da parafina​​ da extremidade​​ mais baixa​​ provoca a​​ fusão.

A​​ parafina​​ da extremidade​​ mais baixa​​ da vela​​ pinga mais rapidamente que na outra extremidade.​​ 

O​​ pingar da parafina fundida​​ resulta na​​ diminuição da massa da vela na extremidade mais baixa,​​ o que​​ ocasiona a inversão das posições.

Assim,​​ enquanto a vela queima,​​ oscilam as duas extremidades.

Nesse​​ brinquedo, observa-se a​​ seguinte​​ sequência​​ de transformações de energia:

a) energia​​ resultante de processo químico​​ e​​ energia​​ potencial gravitacional​​ e​​ energia​​ cinética

b) energia​​ potencial gravitacional​​ e​​ energia​​ elástica​​ e​​ energia​​ cinética

c) energia​​ cinética​​ e​​ energia​​ resultante de processo químico​​ e​​ energia​​ potencial gravitacional

d)​​ energia​​ mecânica​​ e​​ energia​​ luminosa​​ e​​ energia​​ potencial gravitacional

e) energia​​ resultante do processo químico​​ e​​ energia​​ luminosa​​ e​​ energia​​ cinética

Resolução:

A​​ primeira​​ transformação​​ é a combustão (queima) que é a​​ energia resultante do processo químico.​​ 

A​​ segunda transformação​​ é a​​ queda​​ parafina​​ devido a​​ energia potencial gravitacional.​​ 

A​​ terceira transformação é o​​ movimento de oscilação da vela​​ que se refere​​ à​​ energia cinética.  

R- A

 

08-​​ (ENEM​​ -​​ MEC)

Para​​ evitar​​ o​​ desmatamento da Mata Atlântica​​ nos arredores da cidade de Amargosa, no​​ 

Recôncavo da Bahia, o Ibama​​ tem​​ atuado, no sentido de fiscalizar,​​ entre outras, as​​ pequenas​​ propriedades rurais​​ que dependem da​​ lenha proveniente das matas para a produção da farinha de mandioca,​​ produto típico da região. Com isso,​​ pequenos produtores​​ procuram​​ alternativas como o gás de cozinha,​​ o que​​ encarece a farinha.

Uma​​ alternativa viável,​​ em​​ curto prazo,​​ para os produtores de farinha em Amargosa, que​​ não cause danos à Mata Atlântica nem encareça o produto​​ é a

A. construção, nas​​ pequenas propriedades,​​ de​​ grandes​​ fornos elétricos para torrar a mandioca.

B. plantação,​​ em​​ suas propriedades, de​​ arvores​​ para serem utilizadas na produção de lenha.

C. permissão,​​ por parte do Ibama, da​​ exploração da Mata Atlântica​​ apenas pelos pequenos produtores.

D. construção​​ de​​ biodigestores,​​ para a​​ produção de gás combustível​​ a partir de resíduos orgânicos da região.

E. coleta de carvão​​ de regiões mais distantes, onde​​ existe menor intensidade de fiscalização​​ do Ibama.

Resolução:

Um​​ biodigestor​​ é uma​​ câmara hermeticamente fechada​​ onde​​ matéria orgânica​​ (biocombustível)​​ 

diluída em água​​ sofre um​​ processo de fermentação​​ onde a​​ ação das bactérias decompõe a matéria orgânica,​​ o que resulta na​​ produção de um efluente líquido de grande poder fertilizador​​ (biofertilizante, adubo), utilizado em​​ hortas, na lavoura,​​ etc.​​ e gás metano CH4 (biogás),​​ utilizado para cozinhar​​ (no exercício, principalmente a farinha), iluminar, etc.​​ 

Esse gás,​​ substitui o​​ gás liquefeito do petróleo, a queima de madeira para transforma-la em carvão, etc.

R-​​ D

 

09-​​ (ENEM​​ -​​ MEC)

Mochila​​ geradora de energia

​​ A​​ mochila​​ tem uma​​ estrutura rígida​​ semelhante à usada por alpinistas.

​​ O​​ compartimento de carga​​ é​​ suspenso por molas colocadas na vertical.

​​ Durante a​​ caminhada,​​ os​​ quadris sobem e descem em média cinco centímetros.​​ A​​ energia​​ produzida pelo vai-e-vem do compartimento de peso​​ faz girar um motor conectado ao gerador de eletricidade.

Com o projeto de mochila​​ ilustrado na figura 1,​​ pretende-se​​ aproveitar,​​ na​​ geração de energia elétrica​​ para​​ acionar dispositivos eletrônicos portáteis,​​ parte da energia desperdiçada no ato de caminhar. As​​ transformações de energia envolvidas na produção de eletricidade​​ enquanto uma​​ pessoa caminha com essa mochila podem ser esquematizadas​​ conforme ilustrado na​​ figura 2.

As​​ energias I e II,​​ representadas no esquema anterior,​​ podem ser identificadas, respectivamente,​​ como

a)​​ cinética e elétrica.         

b)​​ térmica e cinética.         

c)​​ térmica e elétrica.         

d)​​ sonora e térmica.         

e)​​ radiante e elétrica.

Resolução:

Durante a​​ caminhada,​​ os movimentos de​​ vai e vem dos quadris subindo e descendo​​ provoca​​ transformação de energia potencial elástica armazenada nas molas​​ em​​ energia cinética. ​​ 

Esta​​ energia cinética,​​ por sua vez,​​ durante o sobe e desce,​​ comprime​​ e estica​​ as molas ainda mais,​​ restituindo a energia potencial elástica​​ e​​ assim por diante.

​​ Assim,​​ durante a caminhada​​ há​​ transformação de energia potencial em energia cinética e vice-versa,​​ sendo que esse​​ movimento de sobe e desce​​ (energia cinética)​​ faz​​ girar o motor,​​ que por​​ sua vez gira o gerador, transformando essa energia cinética em energia elétrica.

R-  A

 

10- (ENEM​​ -​​ MEC)

​​ 

Os​​ números e cifras​​ envolvidos, quando lidamos com​​ dados sobre produção e consumo de energia em nosso​​ país,​​ são​​ sempre muito grandes.

Apenas no​​ setor residencial,​​ em um​​ único dia,​​ o​​ consumo​​ de​​ energia elétrica​​ é​​ da​​ ordem de 200 mil MWh.

Para​​ avaliar​​ esse consumo,​​ imagine uma situação​​ em que o​​ Brasil não dispusesse de hidrelétricas​​ e​​ 

tivesse de​​ depender somente de​​ termoelétricas,​​ onde​​ cada kg de carvão, ao ser queimado,​​ permite obter uma quantidade​​ de energia da ordem de 10kWh.​​ Considerando que um​​ caminhão transporta em​​ média, 10 toneladas de carvão,​​ a​​ quantidade de caminhões de carvão necessária para abastecer as termoelétricas,​​ a​​ cada dia, seria da​​ ordem de

a)​​ 20

b)​​ 200​​ 

c)​​ 1 000

d)​​ 2 000​​ 

e)​​ 10 000

Resolução:

R- D

 

11-​​ (ENEM​​ -​​ MEC)

​​ 

Observe a​​ situação​​ descrita na​​ tirinha abaixo.

Assim que o​​ menino lança a flecha,​​ há​​ transformação​​ de um​​ tipo de energia em outra.​​ 

A​​ transformação,​​ nesse caso, é de​​ energia:

a) potencial elástica​​ em​​ energia gravitacional.                                  

b) gravitacional​​ em​​ energia potencial.

c) potencial elástica​​ em​​ energia cinética.                                          

d) cinética​​ em​​ energia potencial elástica.

e) gravitacional​​ em​​ energia cinética.

Resolução:

No instante em que a​​ flecha é lançada,​​ toda energia potencial elástica armazenada​​ na corda do arco e consequentemente​​ na flecha,​​ se transforma​​ em​​ energia de movimento​​ (energia cinética)​​ da flecha. 

R- C

 

12- (ENEM​​ -​​ MEC)

 ​​​​ 

No​​ Brasil,​​ o​​ sistema de transporte​​ depende do uso de​​ combustíveis fosseis e de biomassa,​​ cuja

energia é convertida​​ em​​ movimento de veículos.​​ 

Para​​ esses combustíveis,​​ a​​ transformação​​ de​​ energia química em energia mecânica​​ acontece

a)​​ na combustão,​​ que​​ gera gases quentes​​ para​​ mover os pistões no motor.

b)​​ nos eixos,​​ que​​ transferem torque​​ as rodas e​​ impulsionam o​​ veículo.

c)​​ na ignição,​​ quando a​​ energia elétrica​​ é convertida em​​ trabalho.

d)​​ na exaustão,​​ quando​​ gases quentes​​ são​​ expelidos para trás.

e)​​ na carburação,​​ com a​​ difusão​​ do​​ combustível no ar.

Resolução:

No​​ interior do motor​​ ocorrem​​ reações químicas de combustão​​ (combustão ou queima é uma​​ reação química​​ entre uma​​ substância​​ (o combustível) e um​​ gás​​ (o comburente ou oxidante),​​ geralmente o oxigênio), com a liberação de calor e luz.

 No​​ caso, o​​ combustível​​ é a​​ gasolina, álcool, ou gás natural veicular​​ e o​​ comburente​​ é o​​ oxigênio presente no ar.

 Os​​ gases provenientes dessas reações possuem​​ elevadas temperaturas e pressões,​​ liberando​​ 

enormes​​ forças de pressão​​ que​​ movimentam​​ os pistões,​​ que​​ acoplados aos eixos das​​ rodas,​​ giram-nas,​​ fazendo o carro se mover.

 R- A

13-​​ (ENEM​​ -​​ MEC)

​​ 

O​​ esquema abaixo​​ mostra, em termos de​​ potência​​ (energiatempo), aproximadamente, o​​ fluxo de energia,​​ a partir de uma​​ certa quantidade de combustível​​ vinda do​​ tanque de gasolina,​​ em um​​ carro viajando com velocidade constante. 

O​​ esquema​​ mostra que, na​​ queima da gasolina,​​ no​​ motor de combustão,​​ uma​​ parte considerável​​ de sua​​ energia é dissipada.​​ Essa​​ perda​​ é​​ da ordem de:

Resolução:

R- A

 

14​​ -(ENEM​​ -​​ MEC) 

​​ 

A​​ energia térmica​​ liberada em processos de​​ fissão nuclear​​ pode ser utilizada na​​ geração de vapor para produzir energia mecânica​​ que, por sua vez, será​​ convertida em energia elétrica. ​​ 

Abaixo​​ está representado um​​ esquema básico​​ de uma​​ usina de energia nuclear.

A partir do​​ esquema​​ são feitas as​​ seguintes afirmações:

I.​​ a​​ energia liberada na reação​​ é usada para​​ ferver a água​​ que,​​ como vapor a alta pressão,​​ aciona a turbina.

II.​​ a​​ turbina, que adquire uma energia cinética de rotação,​​ é​​ acoplada​​ mecanicamente ao​​ gerador​​ para​​ produção de energia elétrica.

III.​​ a​​ água depois de passar pela turbina​​ é​​ pré-aquecida no condensador​​ e​​ bombeada de volta ao reator.

Dentre as​​ afirmações acima,​​ somente está(ão) correta(s):

a)​​ I

b)​​ II

c)​​ III

d)​​ I e II

e)​​ II e III

Resolução:

I. Correta ​​ ​​  a​​ função do vapor​​ obtido pela​​ fissão nuclear​​ é​​ girar a turbina.     

II. Correta    conforme o enunciado, a​​ energia cinética​​ (mecânica)​​ adquirida pela turbina,​​ ao​​ girar devido ao vapor,​​ é​​ transferida para o gerador,​​ onde é​​ transformada de cinética em elétrica.

III. Falsa ​​   a função da​​ câmara de condensação é​​ liquefazer​​ o vapor​​ esfriando-o​​ e​​ transformando-o em água,​​ que é a seguir​​ bombeada de volta ao reator.

R- D